
Bacana essa lista de princípios da BBC para os seus projetos web. Não conhecia. Alguns tópicos são bem manjados. Outros bem interessantes. Gostei dos 3º, 6º e 8º. Mas o melhor é o 2º.
1) Desenvolva produtos que respondam às necessidades do público. Anteveja as necessidades não satisfeitas dos usuários com novos produtos que estabeleçam novos padrões.
2) Os melhores sites fazem apenas uma coisa, mas verdadeiramente bem – faça menos, mas com perfeição.
3) Não tente fazer tudo sozinho – aponte links para outros sites de qualidade. Seus usuários o agradecerão. Utilize o conteúdo e as ferramentas de outras pessoas para melhorar o seu próprio site e vice-versa.
4) Faça pequenas apostas, volte a êxitos do passado, mate os erros e rápido.
5) Trate toda a web como um “campo de criatividade” – não limite a sua criatividade ao seu próprio site.
6) A internet é uma “conversação”. Adote um tom relaxado, de conversa. Admita seus erros.
7) Todo o site é tão bom quanto a sua pior página – tenha certeza da adoção e a manutenção das melhores práticas editoriais em todo o site.
8 ) Tenha certeza de que todo o seu conteúdo possa ser linkado, para sempre.
9) Lembre-se que sua avó nunca utilizará o Second Life – ela terá uma vida online em breve, mas com necessidades diferentes dos “early adopters” [consumidores ávidos por novidades].
10) Aumente os caminhos de acesso ao seu conteúdo. Otimize seu site para ter um rank alto no Google.
11) Um design e uma navegação consistentes não significam necessariamente um único layout para todos. Os usuários devem saber sempre que estão em uma das suas páginas, mesmo quando elas são distintas.
12) Acessibilidade não é uma opção extra. Sites desenvolvidos desde o começo pensando na acessibilidade funcionam melhor para todos os usuários.
13) Deixe que os usuários colem o seu conteúdo na “parede de suas casas virtuais” – Incentive seus usuários a pegar pedaços de seu conteúdo por meio de links ao seu site.
14) Aponte links para discussões na web, mas não seja hospedeira delas. Seja palco somente de discussões que tenham uma base lógica.
15) A personalização deve ser discreta, elegante e transparente. Afinal de contas, são dados dos usuários. Trate de respeitá-los.
Deixe um comentário