O hype do Twitter sendo dissecado

* Vocês devem ter percebido em alguns blogs gringos que o Twitter está ‘bombando’ lá fora. Não se fala em outra coisa. Conforme eu comentei no domingo, é uma rede social onde você escreve para os outros sobre o que está fazendo neste exato momento.

* Talvez o grande lance seja a possiblidade de receber as atualizações dos perfis de amigos [via SMS, no celular] e saber assim o que eles estão fazendo naquele exato momento.

Existe gente chamando o Twitter de “microblog” – já que são posts pequenos -, ou ainda de “RSS para quem não tem nada a dizer” e até de a próxima geração de blogs.

Aqui, no Brasil, pelo visto, o pessoal não se empolgou muito ainda. Também… para quem já teve o “chat da Katilce” no Orkut, não vê muita graça nisso 😉

Interessantes são as análises que estão saindo nos blogs.

* Rex Hammock aproveita as críticas ao Twitter para comentar um aspecto da cultura americana. Segundo ele, o americano sempre olha para uma nova tecnologia e logo pergunta: Qual o plano de negócios disso?. No Japão, a visão é diferente. Pergunta-se logo de cara – Como posso brincar [se divertir] com isso? O lance do Twitter, por enquanto, é isso – diversão.

* Steve Rubel elogia e diz que a principal característica do serviço é a facilidade em publicar conteúdo. Os sistemas de publicação de blogs já fazem isso, mas o Twitter é rápido. É feito para publicar textos pequenos.

* Ainda não dá para ter uma idéia clara sobre a ferramenta. Mas pelo que dá para perceber, o grande lance é esse mesmo – a possibilidade de poder publicar rapidamente uma informação, como um SMS, um scrap do Orkut. É informal. A interface ajuda – é bacana. Além da possibilidade de somente algumas pessoas receberem as suas atualizações.

Imagino o Twitter para fazer um ‘liveblogging’ de um evento. Você vai enviando e digitando rapidamente os textos, que, nestes casos de cobertura, são pequenos mesmos, mas constantes.

* Para quem se interessar em testar, o meu perfil está aqui.

Uma resposta a “O hype do Twitter sendo dissecado”

  1. […] época, foi lançado o espaço Gafanhoto, espaço para “eventos geek” em São Paulo. O Twitter virou hype lá fora durante a realização da conferência SXSW. E o mês fechou com as comemorações dos 10 anos do […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *