
Existe pessoa mais bela do que eu?
O narcisismo e o voyeurismo estão de volta à blogosfera – se é que algum dia eles realmente saíram de cena. Ganharam, na verdade, novo impulso. Tudo começou com o Twitter – as pessoas falando o que estão fazendo neste exato momento.
* Depois veio a Justin.TV [último hype e celebridade da web] – um americano colocou uma webcam em sua cabeça. Durante 24 horas mostra o seu dia-a-dia. Agora vem o UStream, um site que permite a transmissão de vídeos em live streaming. Como se fosse um “YouTube ao vivo”. É só plugar a sua webcam e sair transmitindo seu show por aí.
* Robert Scoble – um dos mais populares blogueiros de tecnologia -, por exemplo, transmitiu uma de suas viagens de carro. E foi um sucesso. Volta e meia, ele liga a sua câmera e mostra o seu dia-a-dia em vídeo. Não faltam pessoas para assistir.
* Existem blogueiros que não gostam de nada disso. Não gostam de narcisismo. Não gostam de blogueiros que falam de seu cotidiano. Não gostam de “blogs moleque“. Acham que os “blogs diários de adolescentes” não têm valor. Bom são os “que nos fazem pensar” e conseguem algum dinheiro [problogger].

Justin com a câmera presa em seu boné
* Não tenho nada contra o narcisismo. Pelo contrário, ele faz parte da “cultura de internet”. E pode ser um grande incentivo para a adoção de uma nova tecnologia. Os blogs, por exemplo, começaram como “ferramentas narcisistas”, por assim dizer.
* Era conhecido como ‘um diário eletrônico’ para registrar o meu dia a dia – o que jantei ontem, o que encontrei na internet hoje, como foi o meu dia de trabalho etc. Muitas pessoas entraram na blogosfera para isso mesmo – para falar delas mesmas. Depois é que se desenvolveu esse caráter mais sério dos blogs.

* O mesmo pode acontecer com o Twitter e o Ustream. Podem ser usados, num primeiro momento, como “ferramentas de narcisismo”. Mas daqui a algum tempo o seu uso pode ser outro. O sempre antenado One By One Media lembra que essas duas ferramentas estão criando um novo meio de reportar informações.
* Tivemos exemplos recentemente – as informações sobre o terromoto no México e a compra da DoubleClick pela Google, nesta semana, circularam primeiro pelo Twitter. Tanto que os blogueiros que primeiro reportaram os acontecidos eram os que tinham pessoas importantes em sua lista de contatos do Twitter.
* Dirão os coleguinhas jornalistas – “O Twitter furou os blogs, que furou a grande imprensa”. É por aí mais ou menos.

Chris Pirillo no computador. Interessante?
* Mas isso não é à toa. Para atualizar a sua página no Twitter basta ter um celular na mão e enviar um SMS que os seus amigos cadastrados em sua lista vão saber o que aconteceu.
* O blogueiro Chris Pirillo, que também entrou na onda de falar de si mesmo, chama tudo isso de narcissytem. O Twitter responde à pergunta – “O que eu estou pensando agora?” E agora o Ustream.tv responde à questão – “O que eu estou fazendo agora?”
* Para os blogueiros mais puritanos, saibam que todo esse “novo voyeurismo e o narcisismo” está fazendo muito sucesso. Muitos cliques e visitas.
* Certa vez Kottke disse que esses novos serviços, como o Twitter – em que as pessoas simplesmente reportam o seu dia-a-dia – são uma resposta aos blogs que se tornaram sérios e prentensiosos demais. Faz sentido.
* É como se a gente voltasse a 2000, quando as pessoas montavam sites e blogs para simplesmente falar de seu dia-a-dia. Somente para brincar. Sem muita pretensão, apenas pela diversão.
Deixe um comentário