
Já foram feitas várias tentativas de usar os games para apresentar uma notícia ou explicar um acontecimento recente, quase factual [quem se lembra do Play Madrid – bem simples, feito na época dos atentados na Espanha, ou do September 12th?]. Já acompanho há algum tempo discussões no meio acadêmico sobre o tema.
A novidade é que um grande jornal resolveu dar o 1º passo para usar os jogos como plataforma para apresentar uma notícia. O The New York Times, em parceria com a produtora Persuasive Games, está disponibilizando em sua home o Food Import Folly [apenas para assinantes]. É um editorial do jornal em formato de game. A pessoa vai jogando e se informando.
O desafio desse tipo de game [gênero newsgame] é que ele tem que ser desenvolvido em pouquíssimo tempo, já que se baseia em uma notícia. O Food Import Folly foi feito em uma semana.
Pois é. Iniciativa mais do que louvável do NYT, que segue inovando. Desse jeito vai ser bem mais legal ler um jornal. Se os experimentos derem resultados positivos, um novo mercado se abre, tanto para jornalistas como para desenvolvedores de games.
Deixe um comentário