Por dentro da TV web personalizada em português

Recebi um convite para testar ainda na fase alfa [fechada para todos os usuários] a T!V! [leia-se tivi], ferramenta em português que permite criar o seu próprio ‘canal de TV’ na web. Uma versão beta [de teste] estará aberta aos usuários ainda neste mês.

O sistema é bem simples de usar. Você não precisa instalar nada no computador. Após fazer um cadastro no Videolog.TV, recebi o acesso ao T!V!. Depois de uma tela introdutória explicando o serviço, começa a brincadeira.

Para montar a sua ‘TV na web’ é bem simples, basta inserir nome, descrição e tags para classificá-la. Depois é só montar o canal, inserindo alguns dos vídeos do Videolog que estão sob licença da Creative Commons. Também dá para fazer uploads de seus próprios arquivos, não ficando restrito ao material do Videolog.

Para inserir os vídeos – você pode copiar e colar a url do mesmo, adicioná-lo por meio de uma espécie de playlist. Ou ainda pelo botão “add T!V!”, que aparece ao lado de cada vídeo do site [função não ativada quando testei].

O que mais gostei foi a parte para editar a ordem dos vídeos. Em um Ajax bem usado, você pode arrastá-los montando a usa própria ordem de exibição. O lado negativo é o fato da url da minha TV não ser nada amigável –http://www.videolog.tv/tivi.php?tivi=43. Algo na linha http://www.videolog.tv/tivi/tiagodoria seria bem melhor.

O lado positivo da T!V! é a facilidade de uso, tudo ser em português e o fato da TV ficar em fullscreen sem puxar muita memória do computador. Aliás, toda a ferramenta é bem leve e simples. E acredito que aí está o seu potencial – a simplicidade.

Para quem quiser conferir, fiz uma “T!V!” de teste aqui. São alguns vídeos do Videolog que eu selecionei.

Uma resposta para “Por dentro da TV web personalizada em português”.

  1. […] ano passado, eu testei, em primeira mão e ainda na fase inicial de desenvolvimento, a T!V!. Veja como foi. De lá para cá, diversas mudanças foram feitas, mas dá para ter uma noção de como […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *