Dicas para blogueiros não ficarem perdidos em eventos

Com essa onda de blogueiros serem convidados para cobrir conferência e coletivas de imprensa, é interessante ler o post escrito por Ethan Zuckerman, do Global Voices Voices, com várias dicas sobre liveblogging.

Achei legal compartilhar com vocês. Quem mandou o link foi o José Murilo Jr, do Eco Digital. Fiz um resumo com comentários meus. Lá vai:

1ª – Andar com um kit de liveblogging. Mochila com laptop e duas baterias para o mesmo, câmera digital, um laptop desk e barras de cereais – quem falou que dá tempo de almoçar em uma cobertura de conferência? [quem usa celular pré-pago é bom dar uma carregada nos créditos].

-Na sala de conferência, sente-se perto das tomadas [você pode precisar carregar a bateria do celular e do laptop] – essa dica é conhecida de jornalistas mais experientes. E outra – evite sentar na 1ª fila, você pode distrair os outros participantes que vão ficar olhando para a tela de seu laptop.


Credencial na mão? O negócio agora é por a mão na massa

– Aproveite o café da manhã, por exemplo, para ler um pouco sobre os palestrantes. Faça uma pesquisa sobre eles. E, se possível, deixe pronto um paragráfo do post a respeito de cada palestrante [Outa dica de jornalistas mais experiente – deixar partes do post prontas].

Defina o quanto antes as tags para a conferência [vai ser Barcamp Sampa ou BarcampSP?].

– Termine um post em, no máximo, 15 minutos após uma palestra. Utilize o conteúdo da parte final de perguntas e respostas para fechar o post.

– Alguns palestrantes são ruins mesmo. Dificilmente você vai conseguir passar as suas idéias para um post ao vivo. Não tem problema, vá anotando os pontos mais importantes e depois escreva um post.


Desconferências – eventos mais difíceis de se cobrir, em IMHO. Muitas discussões espalhadas.

– Utilize a caixa de comentários. Outras pessoas que estavam na palestra podem corrigir detalhes de seu post ou acrescentar informações que você não havia notado.

– Trabalhe em conjunto. Um blogueiro sozinho não consegue cobrir uma conferência. Por isso, utilize e compartilhe o seu material com outras pessoas [ às vezes, você tem aquela foto que falta no post de outra pessoa e vice-versa].

– Com até uma semana após o evento, escreva um post resumindo ou explorando mais uma idéia discutida na conferência [com a cabeça fresca, as idéias fluem melhor].

10ª – Divirta-se – antes de tudo, transforme o seu trabalho em diversão ou a sua diversão em trabalho. E não se estresse na cobertura de uma conferência.

Fotos do meu Flickr e de Larsz e Will Pate

Uma resposta para “Dicas para blogueiros não ficarem perdidos em eventos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *