
Acesso livre? Mais tráfego, mais anunciantes, aposta o NYT
Dia histórico. O jornal The New York Times resolveu tornar gratuito o acesso a todo o seu site. A seção de colunistas [Times Select] está com acesso livre. E, o mais importante – o arquivo de mais de 100 anos do jornal também. É um dia histórico por que o NYT sempre foi visto por executivos de empresas de mídia, como um exemplo de que o modelo de conteúdo pago funciona na rede.
A decisão de abrir o conteúdo foi tomada por que relatórios apontavam que, com o acesso gratuito, o NYT, poderia ganhar mais dinheiro com anúncios do que com assinantes dos serviços pagos do site.

O acesso livre ao banco de dados é um caso à parte. O NYT sempre apostou na importância do “conceito de notícia de ontem” na web – a internet é um dos poucos lugares onde as notícias não morrem, sempre estão acessíveis pelo campo de busca do jornal – tanto que, até esta segunda-feira, cobrava pelo acesso as mesmas. Agora, o arquivo será sustentando por anúncios.
Depois da queda do “paredão de conteúdo pago” do NYT, o único grande jornal que ainda aposta no conteúdo restrito na web é o The Wall Street Journal. Será por pouco tempo, segundo o CNETNews. Veremos…
Foto do Flickr de MathewBradley
Deixe um comentário