
Dan Gilbert é professor de psicologia da Universidade de Harvard e fez a palestra mais provocativa desta manhã na Pop!Tech.
Segundo ele, o movimento contra o aquecimento global não terá sucesso. Antes é necessário entender como funciona o nosso cérebro.
1º – O que falta no problema do aquecimento global é uma cara – necessitamos visualizar o perigo [nosso cérebro tem essa necessidade, precisa visualizar].
2º – O aquecimento global não atenta contra a nossa moral. “As sensações que levam ao aquecimento global não são as que movem nosso cérebro. Não causam sensação de asco ou desagrado.”
3º – O aquecimento global passa a imagem que ameaça nosso futuro, mas “não o nosso presente. Nosso cérebro e nosso corpo reagem ao perigo imediato”.
Gilbert fez um paralelo com o terrorismo, que, no final das contas, causa mais preocupação nas pessoas, pois tem uma cara [Bin Laden], é repentino, imoral e ameaça o nosso presente mais imediato [vide atentado nesta semana no Paquistão].
Para ele, o problema do aquecimento global não deve ser esquecido. Esquecê-lo é como “dormir em uma cama que está pegando fogo aos poucos” e não vamos percebendo.
Deixe um comentário