Bebo: a caçula mais bem articulada das redes socias


Anúncios são exibidos de acordo com a navegação do usuário no Bebo

Bebo é a rede social que mais cresce na Inglaterra. Está à frente da MySpace e da Facebook. E é também a que tem o público mais jovem. Os usuários, em sua maioria, têm entre 13 e 24 anos.

Nesta terça-feira, confirmou que estará abrindo a rede social para que desenvolvedores produzam aplicações para a rede. E ainda – empresas de mídia, como a CBS e a MTV, terão acesso para publicar conteúdo [vídeos] dentro da rede social [inclusive com direito a anúncios].

A Bebo é uma rede que venho acompanhando há algum tempo. Foi fundada em janeiro de 2005. Diferente da MySpace, que é muito focada na publicação de conteúdo [vídeos, textos e principalmente música], a Bebo vai além, trabalha mais como uma ferramenta de articulação da comunidade de usuários.


Pulse – Série publicitária da American Express no YouTube

Um exemplo. Quando a gente pensa em séries online, imagina logo um vídeo no YouTube produzido pelo usuário [Vlogeveryday], alguma série da TV no YouTube [Malhação], ou em algo mais publicitário [Pulse com Amanda Congdon].

Ou seja, no final, a rede social – ou, como exposto no exemplo, o YouTube – é usada apenas como uma ferramenta de publicação de conteúdo. Na Bebo é diferente. As séries online são articuladas dentro da própria rede social.

Para se ter uma idéia, a comunidade escolheu 6 usuários que estarão viajando pelo mundo para realizar diversos desafios, e conhecer pessoalmente outros usuários da rede. Tudo será documentado em vídeo. E se transformará em séries online que serão exibidas dentro da Bebo.


Bebo foi o termo mais procurado em 2006, segundo o Google

Outras séries estão em produção e todas partem do princípio de que devem nascer dentro da rede social. Os atores são usuários da própria Bebo que são escolhidos pela comunidade.

É um uso mais completo de uma rede social. Não apenas como uma ferramenta de publicação de conteúdo [aka MySpace], mas também como um espaço de articulação. Tudo isso tem, claro, o empurrão dos moderadores da Bebo.

2 respostas para “Bebo: a caçula mais bem articulada das redes socias”.

  1. […] América do Norte, a mais popular é a MySpace e não a Facebook. Europa, é a Bebo, voltada para adolescentes. África, a Facebook; e Ásia, a […]

    Curtir

  2. […] conteúdo de nicho, abriu espaço para comentários em seus banners, e hoje comprou a rede social Bebo por US$ 850 […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *