Fazer jornalismo online dá trabalho


Qualquer mudança no NYT é acompanhada com atenção pelo mercado

Talvez esse seja o último capítulo neste ano do reposicionamento do The New York Times, um dos mais importantes jornais do mundo. Um reposicionamento que começou com:

1) União das redações do site e impresso em um mesmo prédio. Tudo multimídia.
2) Contratação de profissionais que fizeram nome nas novas mídias [Brian Stelter, do blog TV Newser].
3) Uso de ferramentas de código aberto [WordPress nos blogs da casa].
4) Abertura de blogs do jornal. Até a equipe de TI tem um blog, onde troca informações com desenvolvedores externos ao jornal.
5) Testes com novos formatos – inclusive newsgaming.
6) Otimização do conteúdo em mecanismos de buscas e o acesso gratuito a todas as seções do site do jornal.
7) “Terceirização” do conteúdo, linkando para blogs e sites externos.

E, por fim, a redação passará a adotar uma nova política de atualização dos arquivos. Por exemplo, se uma notícia diz que fulano foi acusado de um crime, e, dois meses depois, essa pessoa é considerada inocente, as notícias que estão no arquivo sobre ela devem ser atualizadas com a informação de sua inocência.


Redação é verde: evita desperdícios com luz e papel

Faz sentido. O NYT abriu o acesso aos seus arquivos e agora todo o conteúdo do banco de dados está disponível na rede. Uma pessoa que acessa a notícia via Google pode achar que ela é a mais atualizada possível.

Cá entre nós, é algo que os blogueiros mais atentos fazem há tempos. Atualizar informações de posts antigos. Esses blogueiros já perceberam que existem dois tipos de leitores – os que chegam via Google e direto via home. Os dois querem informações atualizadas.


Se nem as fotos ficam mais amarelas na web, imagine as notícias…

Por essas e outras, a gente vê que o NYT já passou da fase do jornalismo CTRL C + CTRL V. Sabe a importância da notícia de ontem. Trabalha em cima de um dos principais diferenciais do jornalismo feito com o apoio da internet – atemporalidade da infomação. Não existe mais notícia velha. Todas as notícias devem ter tratamento igual, pois podem ser acessadas a qualquer momento pelo leitor.

# Post relacionado #
As revistas nunca morrem na internet

11 respostas para “Fazer jornalismo online dá trabalho”.

  1. Ótimo post! Sintetiza bem o que rolou no NYT e o que vai ter de acontecer com as instituições que quiserem continuar vivas, na área de jornalismo.

    Abraço

    Curtir

  2. Pois é Tiago… essa nova redação “verde” do Times chama muito a atenção também pelo seu design moderno… pô, pelas fotos disponibilizadas no website deles, trata-se de um ambiente que dá ânimo para o trabalho 🙂

    Curtir

  3. @Bruno
    Thanks!

    @Tunico Sanches
    Dá até vontade de trabalhar em redação de novo 🙂

    Curtir

  4. É impressionante como o NYT consegue estar sempre na vanguarda do jornalismo, agora atrelado à tecnologia.

    Só me pergunto qual não vai ser a engenharia necessária para manter todas as notícias atualizadas o tempo todo. O Times publica muita coisa!

    Tem gente que pensa que as informação da rede são atemporais. Não são.

    Curtir

  5. @Thássius

    Eles contrataram novos profissionais em algumas áreas. Exemplo – 4 jornalistas para moderarem os comentários de todas as matérias.

    Em relação à atualização, acredito que não será tão difícil. Todo o conteúdo está ganhado tags, o que facilitará a recuperação de matérias que estão nos arquivos.

    Curtir

  6. […] 27/11] O Tiago Doria fez uma boa compilação das mudanças pelas quais passou o jornal. Segue um trecho: Talvez esse seja o último capítulo neste ano do […]

    Curtir

  7. […] embaixo. NBC, CBS e The New York Times, três grandes e tradicionais empresas de mídia, adotaram um novo reposicionamento, e deram uma […]

    Curtir

  8. […] dentro de seu reposicionamento na rede, que começou no ano passado, e de sua política de abrir o acesso a todo o seu conteúdo, o The […]

    Curtir

  9. […] dentro de seu reposicionamento na rede, que começou no ano passado, e de sua política de abrir o acesso a todo o seu conteúdo, o The […]

    Curtir

  10. […] elas, mobile, site de jornal e melhor edição de vídeo. É merecido, o jornal vem adotando um posicionamento inteligente na […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *