Para detonar no liveblogging

coveritlive03.jpg

Quem já fez liveblogging de algum evento, mesmo que remoto, sabe o quanto é trabalhoso. Tem que prestar atenção no que está acontecendo, escrever rápido e ainda ficar de olho no relógio do computador para colocar a hora certa em cada nova linha de texto escrita.

Para automatizar mais as coisas, um pessoal lá do Canadá desenvolveu o Cover it Live, uma ferramenta gratuita voltada para liveblogging. Na verdade, é um widget [uma espécie de janela] que pode ser inserido em qualquer post de seu blog.

A partir de um publicador online no site do Cover it Live, você vai inserindo atualizações neste widget – fotos, textos, vídeos. Enfim, vai usando o Cover it Live como publicador do seu liveblogging.

coveritlive04.jpg

As atualizações aparecem automaticamente no widget inserido em seu blog. Você não precisa nem colocar os horários. Quem estiver lendo o seu blog pode mandar um comentário [imagem abaixo] que você receberá automaticamente, lá no publicador do Cover it Live.

coveritlive02.jpg

Fiz alguns testes. A ferramenta é bem fácil de configurar, você pode até deixar alguns eventos agendados. O lado negativo é que, além de abrir em uma janela popup, achei o publicador do Cover it Live pesado. Com as conexões wifi’s que nós temos em eventos, isso pode prejudicar um liveblogging.

Outro problema é que os mecanismos de busca não conseguem indexar o conteúdo do widget. Ou seja, seu liveblogging não vai existir para o Google. Apesar desses pontos negativos, a ferramenta facilita bastante o trabalho.

Para conferir um exemplo, a turma do CrunchGear utilizou o Cover it Live para fazer um liveblogging da keynote do Bill Gates, na CES 2008. Confira aqui. Ficou bom, né?

7 respostas para “Para detonar no liveblogging”.

  1. É o que eu sempre digo: jornalismo não é fácil mesmo. Sobre o cover it live, é exatamente a ferramenta que portais que usam a cobertura ao vivo, como Terra e Ig, usam há pelo menos quatro anos.

    Curtir

  2. Sim, Paulo, é parecida, mas existem algumas diferenças, como a possibilidade do leitor enviar comentários direto para quem está usando a ferramenta.

    Fazia falta nos blogs uma ferramenta deste tipo.

    Abs

    Curtir

  3. hmmm.. não gostei. 🙂
    apesar da facilidade, não gosto de ter meu conteúdo num widget, sem ser buscado por google e etc.
    geralmente, quando fazemos um “live coverage”, é porque o assunto é muito bom e vale a pena pro blog ter isso arquivado e encontrado pelos buscadores, não?
    abs

    Curtir

  4. Às vezes não, Leandro. Um liveblogging é mais voltado para os leitores do blog e não tanto para os paraquedistas. 🙂

    Abs

    Curtir

  5. Até o fake Steve Jobs vai testar o “Cover it Live” hoje!

    http://www.fakesteve.blogspot.com/

    Curtir

  6. Ah, é verdade. Obrigado pelo aviso, Laura! 🙂

    Curtir

  7. […] online gratuitas bacanas para quem quer produzir conteúdo mais profissional na rede. Depois do Cover it Live, o CuePrompter parece ser a melhor […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *