
O USAToday destaca em seu site um artigo sobre as dificuldades encontradas por algumas pessoas em compartilhar informações pessoais em redes sociais online.
O problema surge quando essas redes permitem que todos os seus contatos tenham o mesmo grau de acesso às suas informações. Ou seja, não existe diferenciação – aquela pessoa que você conheceu outro dia tem o mesmo acesso aos seus dados que um familiar seu.
É algo que já comentei. Em parte, isso é resultado de um erro de semântica – que já começou a ser corrigido – nessas ferramentas de redes sociais ao tratar todas as pessoas que você adiciona como “amigos”.
Na verdade, são “contatos” e entre eles estão “amigos”, “contatos profissionais” e “familares”. E cada um deve ter um tratamento diferente, principalmente em redes onde você pode postar informações pessoais.
Não existe nada de errado nesse tratamento diferenciado. Pelo contrário, faz sentido. Se nem na vida offline tratamos os nossos contatos igualmente, fornecendo a todos o mesmo tipo de informação, por que seria diferente em uma rede social online? 🙂
Foto do Flickr de Charles The Rocket
PS – Devido a problemas técnicos, o blog ficou fora do ar por um tempo nesta sexta-feira.
Deixe um comentário