Microblogging para burlar a censura na China

celchina.jpg
celchina2.jpg
Fotos tiradas com o celular e enviadas ao China Digital Times

Nesta terça-feira, o bloqueio na China ao YouTube e a diversos sites de notícias começou a ganhar mais destaque em blogs do lado de cá. Segundo o BoingBoing, ao que tudo indica, CNN e BBC estão sofrendo cortes em suas transmissões na capital chinesa.

Na própria sexta-feira, quando os protestos estavam mais concentrados, o projeto Global Voices Online entrou em ação. E começou a traduzir para o inglês posts de blogueiros chineses que estavam conseguindo cobrir os acontecimentos.

O YouTube, entre outros sites, já foram censurados na China, mas, devido à proximidade das Olimpíadas, o caso, desta vez, vem preocupando organizações que lutam pela liberdade de expressão na rede e blogueiros independentes.

Um dos destaques é que os serviços de microblogging estão sendo utilizados para burlar a censura e discutir o problema dos protestos entre a população. Tutoriais de como usar essas ferramentas e integrá-las ao celular foram escritos rapidamente e já estão circulando na rede.

Acredito, que, felizmente, devido ao fato desses serviços de publicacão de conteúdo serem novos, o governo chinês ainda não se deu conta de sua importância. Fotos tiradas com o celular continuam a circular.

Post relacionado:
Os vídeos censurados pelo governo chinês

6 respostas para “Microblogging para burlar a censura na China”.

  1. Tiago

    Qual é o seu e-mail, hein?

    Abraços

    Maron

    Curtir

  2. […] “Nesta terça-feira, o bloqueio na China ao YouTube e a diversos sites de notícias começou a ganhar mais destaque em blogs do lado de cá. Segundo o BoingBoing, ao que tudo indica, CNN e BBC estão sofrendo cortes em suas transmissões na capital chinesa.”tiagodoria.ig.com.br […]

    Curtir

  3. Olá !

    doria.tiago [at] gmail.com

    Abs,

    Curtir

  4. […] Post relacionado: Microblogging para burlar a censura na China […]

    Curtir

  5. […] ou acidente gravado com um celular? Aparelhos com filmadora foram cruciais, por exemplo, nos protestos no Tibet contra a ocupação chinesa, em maio deste ano, ou nas passeatas contra o governo na Birmânia, em […]

    Curtir

  6. […] ou acidente gravado com um celular? Aparelhos com filmadora foram cruciais, por exemplo, nos protestos no Tibet contra a ocupação chinesa, em maio deste ano, ou nas passeatas contra o governo na Birmânia, em […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *