
Um número de linha fixa: meio mais acessível para participar
Entrou no ar, nesta madrugada, o site especial do Radar Cultura [rádio 2.0] para a cobertura da Virada Cultural, que acontece neste final de semana, em São Paulo.
Será montado um grande um “mutirão” que se pautará na participação do usuário e envolverá todas as mídias da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura.
O projeto já conta com 100 “correspondentes”, espécie de repórteres cidadãos pré-cadastrados, que enviarão conteúdo direto da rua e que a equipe do Radar Cultura entrará em contato para saber suas impressões sobre a Virada Cultural. Mas, qualquer pessoa pode participar.
Será disponibilizado um número (11) 3711-5711 pelo qual a pessoa poderá gravar o seu relato direto da rua – comentar um show, falar como está o clima de uma apresentação, dá a dica de algum roteiro, reclamar de alguma apresentação ou até gravar uma entrevista com alguém.
A linha terá capacidade para receber 12 ligações simultâneas e estará disponível 24 horas.

Gravou, está no site
No site do Radar Cultura e quase em “tempo real”, essas participações em áudio serão publicadas em um mapa online [um mashup com o Google Maps], utilizando o conceito de geocoding, uma notícia associada a uma localização geográfica, semelhante ao The New York Times.
Por exemplo, se quando gravou o seu depoimento, você estava no Teatro Municipal, sua gravação em áudio aparecerá no mapa exatamente onde está o Teatro.
E, se você quiser conferir o que estão comentando sobre as atividades na Avenida Paulista, basta clicar nos pontos na área da Paulista no mapa e você poderá ouvir todos os comentários relacionados àquela região, feitos por pessoas que estão in loco.

Fora isso, será possível enviar vídeos e fotos direto da rua para o Flickr e o YouTube. E ao utilizarem as tags “viradacultural” e “radarcultura”, o conteúdo será automaticamente agregado ao site especial do Radar Cultura.
Enfim, a intenção do Radar Cultura não é somente produzir conteúdo próprio, mas ser um hub de informações interessantes sobre a Virada Cultural.
Deixe um comentário