Atualização às 18h30 – Aconteceu uma entrevista coletiva para a imprensa sobre a compra. Segundo Leslie Moonves, CEO da CBS, a intenção é alcançar uma audiência internacional. Utilizar a Last.fm e a CNET para a CBS atingir um público global.
Posicionamento parecido ao adotado pelo ElPais recentemente – o site para atingir uma nova e crescente audiência global, nunca antes trabalhada de forma estruturada pelo jornal. E o impresso, as operações tradicionais, para alcançar um público mais local e tradicional.

Foi de uma vez só. Com a aquisição da CNET Networks, a CBS, uma das maiores emissoras de TV e rádio do mundo, levou em um mesmo chapéu um site consagrado de notícias sobre tecnologia, uma rede relevante de blogs e uma crescente de videocasts [CNET TV], além de outros sites paralelos, como Mp3.com, Gamespot e Download.com.
O negócio deverá ser concluído no 3º trimeste e está avaliado em torno de US$ 1,8 bi. Aliás, já é errado chamar a CBS de “emissora de TV”.
Com a aquisição, a CBS torna-se uma das 10 maiores empresas de internet dos EUA, acumulando 54 milhões de visitantes únicos/mês e 200 milhões em todo o mundo.
Depois que a empresa montou um escritório no Vale do Silício no mês passado, novas aquisições e parcerias já eram esperadas. Das grandes compras, Last.fm no ano passado e agora a CNET Networks.

Por meio da aquisição do videocast WallStrip no ano passado, a parceria com os criadores do LonelyGirl15 para a criação de novos programas dentro da CBS e agora a CNET TV, fica evidente que um dos focos da emissora de TV é em vídeos online.
De quebra, trazer para os seus produtos expertise, conteúdo e audiência desses novos produtores de conteúdo em vídeo.
Em geral, a aquisição da CNET Network está sendo vista de forma positiva pela maioria dos blogs de tecnologia – coloca a CBS na frente de seus concorrentes – ABC e NBC, por exemplo – e abre caminho para uma possível “CBS TV online“.
Bom, pelo menos, acertei quando há um ano falei que a CBS seria uma das empresas de mídia que daria uma das maiores guinadas em relação à web. A contratação de Quincy Smith, atual diretor da CBS Interactive, já revelava isso.
Acredito que vem mais coisa pela frente…
O logo é do laughing squid
Deixe um comentário