
O Walter Lima enviou outro dia essa dica. O Apture é um plugin para diversos sistemas de blogs que faz com que os seus hyperlinks fiquem mais completos e fáceis de serem feitos.
Na verdade, esse sistema é utilizado há algum tempo com sucesso pelo site do Washington Post e agora foi aberto para uso em blogs.
O Apture tem como alvo o administrador do blog e os seus leitores. Para quem edita o blog, depois que o plugin é instalado [testei utilizando o WordPress], toda vez que você seleciona uma palavra para colocar um link, aparece uma janela com várias sugestões de conteúdos externos para linkar a essa palavra.
A idéia é que você não precise ficar procurando por qual conteúdo linkar na rede.

Por exemplo, quando eu seleciono a palavra Floripa para colocar um link [imagem acima], abre-se uma janela [media hub] onde o Apture dá várias sugestões do que linkar – vídeos sobre a cidade no YouTube, verbete na Wikipedia sobre Floripa, notícias etc. Essas sugestões são automáticas.
E para o leitor de seu blog, o sistema funciona um pouco diferente. A idéia é que ele não precise sair de seu blog para ver os conteúdos dos links para os quais você está apontando no texto.
Neste caso, o Apture funciona parecido ao Snapshots. Ao passar o mouse em cima de um link, aparece uma janela pop-up com o conteúdo do mesmo.
Por exemplo, se você passar o mouse em um link para um vídeo, o mesmo vai rodar na própria página do blog – esta página mostra como funciona.
Para o editor de um blog, acredito que o sistema funciona melhor. Facilita o trabalho, pois sugere links de coisas interessantes para linkar, mas para o leitor… a experiência não é das melhores, o blog fica muito poluído, com um ícone ao lado de cada link.
Se pudesse tirar esses ícones, talvez ficasse mais interessante. Um dos aspectos positivos é que o Apture pode ser utilizado com várias ferramentas de blogs – Blogger, MT, Drupal etc.
Abaixo um vídeo [em inglês] mostra com detalhes como funciona o plugin.
Post relacionado:
Plugin da Reuters para WordPress
Deixe um comentário