
Hoje recebi por email a lista dos finalistas do Knight-Batten Awards 2008, um concurso promovido pelo J-Lab, espécie de grupo de estudos/incubadora de projetos de jornalismo online, que busca eleger os mais inovadores na área.
Percebe-se que os mashups e a tecnologia de geotagging vêm guiando a inovação ou chamando mais atenção na área de jornalismo online.
Todos os finalistas envolvem trabalho participativo constante com os leitores, uso de geotagging e mashups com mapas online e/ou informações de bancos de dados com acesso público.
Um dos vencedores do New Media Women Entrepreneurs, no mês passado, foi justamente um projeto que envolve geotagging, feito por duas jornalistas que estão por trás do iReport, da CNN.
Para se ter uma idéia, dois dos finalistas do Knight-Batten Awards são:
Ushahidi – As eleições no Quênia foram conturbadas e violentas. Durante o período eleitoral, o projeto funciona como uma espécie de Chicago Crime ou WikiCrimes – ele mapeia os crimes numa região.
As pessoas podem reportar casos de violência, via SMS, que depois são plotados em um mapa.
JDLand – Busca registrar o impacto de novos empreendimentos ao cotidiano de moradores de Washington. A tecnologia de geotagging é utilizada para mostrar onde acontecem essas obras.
O site é alimentado por dados oficiais, notícias e, o mais importante, uma comunidade de moradores que tira fotos, faz entrevistas e produz vídeos. Enfim, documenta todas as transformações na cidade.
Ambos os projetos não estão ligados a grandes grupos de mídia. São iniciativas de ativistas e moradores com um pouco mais de conhecimento e vivência na rede.
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