
Conforme o combinado, foi publicada a 2ª parte do The State of Blogosphere 2008. Desta vez, com as razões por que as pessoas blogam.
A maioria bloga como forma de auto-expressão [79%], seguido de compartilhar pensamentos e experiências [73%] e conectar-se com outras pessoas que tenham afinidades de pensamento [62%].
O sucesso do blog é mensurado pela satisfação pessoal [75%], depois pelo número de posts e comentários [58%] ou visitantes [53%].
E 54% dos “blogueiros profissionais” afirmam que tiveram um reconhecimento maior em sua área de trabalho depois que começaram a blogar. Ou seja, blogs como “vitrine profissional”.
No final, as duas partes do estudo estão servindo para ratificar aspectos que já eram visíveis.
A “taxa de mortalidade” dos blogs é alta. É comum a pessoa criar um blog e logo depois abandoná-lo. Metade já está em seu 2º blog. Os autores de blogs, em sua maioria, são homens. Apesar de variados, assuntos pessoais e tecnologia são os temas mais comuns entre os blogs.
Neste sentido, blogar continua sendo uma atividade pessoal e auto-referente, uma mídia mais do “eu” – não que isso seja negativo. Satisfação pessoal é medida do sucesso, blogam para se auto-expressar e os temas preferidos são justamente os pessoais.
Post relacionado:
Quase metade dos blogueiros já passou do 1º blog, diz estudo
Deixe um comentário