BBC começa a fazer transmissões de vídeo com o celular

http://qik.com/swfs/qik_player.swf?streamname=f198a97bfc7e462d943f525ff2cf63bb&vid=378622&playback=false&polling=false&user=BBC_HaveYourSay&displayname=BBC_HaveYourSay&safelink=BBC_HaveYourSay&userlock=true&islive=&username=anonymous

O processo eleitoral nos EUA está sendo uma vitrine para o uso de novos formatos e ferramentas por parte de grandes empresas de comunicação. Bom para quem gosta de acompanhar essas transformações.

Em agosto, a convenção democrata nos EUA mostrou para onde caminham a cobertura de grandes eventos, onde estão presentes empresas com presença na web, TV e impresso.

Nesta semana, para a cobertura das eleições nos EUA e em seu projeto HaveYourSay, soube que a BBC passou a utilizar o Qik, serviço que permite fazer transmissões ao vivo de vídeo com o celular.

A idéia é utilizar a ferramenta para colher depoimentos rápidos sobre as eleições nas ruas – o que você espera dos políticos, o que achou do debate. O uso de um celular é bem menos intimidador do que chegar com uma equipe inteira de TV.

Além disso, a proposta é estar quase onipresente. Pessoas com celulares existem em vários lugares, mas equipes de TV, não. Ou seja, existe até uma questão de logística por trás.

Presença na web e qualidade melhor de imagem

O material bruto é transmitido ao vivo e postado no perfil da emissora no Qik. Depois, o conteúdo editado vai para o site da BBC.

Um dos grandes empecilhos para grandes emissoras não usarem imagens feitas com o celular sempre foi a questão da qualidade de imagem, mesmo que ela fosse publicada apenas em seu site.

Pelo visto, esse preconceito está acabando até por que a qualidade das câmeras e dos vídeos feitos com o celular vem melhorando.

Em julho, a Revista Variety e o portal espanhol ADN também passaram a utilizar o Qik para transmitir ao vivo entrevistas e informações direto das ruas em seu site.

Post relacionado:
Celular para arrancar declarações dos mais tímidos e arredios

Uma resposta para “BBC começa a fazer transmissões de vídeo com o celular”.

  1. […] alguns serviços que têm a mesma função, com a diferença que o primeiro já é utilizado pela BBC, o site da revista Variety e o portal ADN. Segundo dados da ComScore, em agosto, 6.5 milhões de […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *