Mais "celular ao vivo" por aí

Celular ao vivo

Mais um. Em breve, o site UStream oferecerá um “aplicativo para mobile” que permitirá fazer transmissões ao vivo de vídeo pelo celular. A informação é do site Mobile Crunch.

Qik, Kyte, Bambuser e Flixwagon são alguns serviços que têm a mesma função, com a diferença que o primeiro já é utilizado pela BBC, pelo site da revista Variety e pelo portal ADN. Segundo dados da ComScore, em agosto, 6.5 milhões de pessoas assistiram a transmissões feitas com o celular (o Youtube teve uma audiência de 71 milhões no mesmo período).

Em junho deste ano, eu fiz um teste com três dos serviços disponíveis no mercado. É só pegar um celular que suporte vídeo e sair transmitindo ao vivo. A pessoa acompanha a sua transmissão na web.

Mas, confesso a vocês, por enquanto, esses serviços ainda são bem frustrantes no Brasil. O nosso 3G ainda não oferece uma velocidade ideal para transmissão ao vivo de vídeo com o celular, o delay é grande, quando a imagem não congela. Mas a tendência é esse cenário mudar.

O uso do celular para transmissão ao vivo de vídeo traz um benefício do ponto de vista prático para quem gosta de produzir conteúdo. Gravar entrevistas com celulares com câmeras de vídeo é melhor para arrancar declarações de fontes tímidas ou arredias à imprensa. É bem menos intimidador do que chegar com uma equipe de TV, formada por câmera, repórter e assistente.

A revista Newsweek e o site da Variety optaram pelo uso do celular justamente por esses motivos.

5 respostas para “Mais "celular ao vivo" por aí”.

  1. Testei todos: Qik, Kyte, Bambuser e Flixwagon. Optei pelo kyte em meu N95.
    Quem quiser saber por que o kyte ganhou minha preferência entre em http://jornalismo3g.blogspot.com/2008/09/kytetv-mobile-producer-em-verso-em.html
    Abs Dória!!!

    Curtir

  2. Também me frustei ao testar esse tipo de serviço, mesmo assim não vejo a hora de utiliza-lo com velocidade maior. 🙂

    Curtir

  3. Também testamos alguns e optamos pelo QIK . Usamos em um Nokia 6120.

    Transmitimos nossa Vida de Viajante ao vivo direto para o nosso Blog. Como ainda estamos montando nossa kombiHome em Itu/SP, ainda não tem nada de viagens propriamente dito, mas assim que voltarmos pra estrada vamos levar todo mundo pra viajar conosco.

    Vc vem?

    abs
    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

    Curtir

  4. […] qualquer forma, fica mais uma dica para quem está experimentando ferramentas de transmissão ao vivo de vídeo pelo […]

    Curtir

  5. […] Os sons de “Wall•E” | Making Of A diferente lista de melhores do ano do MySpace Mais “celular ao vivo” por aí O homem que inventou a internet Publicidade on-line e seu impacto sobre o webdesign Porque não […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *