Quando a criatividade dos jornais sai de férias

googlenewstimeline

Vocês já devem estar sabendo, mas vale comentar. A Google lançou, em caráter de teste, o GoogleNewsTimeline, que mostra o histórico de um assunto na forma de uma linha do tempo (imagem acima).

Digite “Windows Microsoft” na caixa de busca e você terá um histórico de todas as matérias que já foram publicadas sobre o tema, sendo que você pode filtrar por fonte, somente blogs, artigos da Wikipedia ou de revistas.

A interface ainda não é das melhores, eu concordo, mas é uma forma a mais (e mais interessante) de apresentar as notícias.

Utilizar linhas do tempo para apresentar conteúdo informativo já é um recurso adotado por alguns jornais online. O britânico Guardian já é adepto do uso do Dipity, um site gratuito que permite que você construa uma linha do tempo sobre qualquer assunto. Pode ter textos, fotos, vídeos.

No final, acredito que o GoogleNewsTimeline será mais utilizado por jornalistas do que por leitores comuns. As pessoas geralmente não consomem informação dessa forma. Mas será bem útil para pesquisas.

El Comercio do Peru

O que chama a atenção é que quase nenhum jornal fez isso antes (o El Comércio, do Peru, já utiliza linhas do tempo/imagem acima). Reflexo da falta crônica de investimento em pesquisa e inovação (tipo de investimento comum em outras indústrias) e dos monolíticos publicadores de conteúdo ainda utilizados pelos sites de jornais e que, muitas vezes, não permitem que desenvolvedores criem de forma fácil recursos a mais.

Por aí a gente percebe que o que a Google faz no final das contas não é nada de mais. O GoogleNewsTimeline é uma idéia simples, não tão difícil de ser aplicada.  O que a empresa de busca faz é crescer em cima das deficiências dos outros, no caso, dos sites de jornais.

Qualquer jornal poderia ter feito isso antes, se tivesse mantido o espírito de criatividade e inovação que tanto moveu a indústria de jornais em seu início.

6 respostas para “Quando a criatividade dos jornais sai de férias”.

  1. MARCADOR: Tiago Dória Weblog » Quando a criatividade dos jornais sai de férias: “Por aí a gente pe.. http://tinyurl.com/cznqc8

    Curtir

  2. Carissimo Tiago,

    Apesar de algo que não deve ser constantemente utilizado este esquema de timeline, é algo bastante interessante quando se procura por assuntos com um pouco maior de profundidade.
    Concordo plenamente contigo quando voce diz que o Google não fez nada de mais apenas teve (mais uma vez, para variar) a sacada de apresentar um projeto para cobrir lacunas de pesquisa online.
    Pelo menos eles conseguem mantêr a imagem de inovação dentro da net né.
    Parece que por enquanto só tags em inglês, acertei?

    Abraços
    @nanda_nogueira

    Curtir

    1. @Fernanda Nogueira

      Sim, Fernanda. Como ainda está em fase de testes, por enquanto, somente em inglês.

      abs

      Curtir

  3. Não faltou criatividade nesse mapa do WSJ que mostra vítimas da crise dos impressos nos EUA: quem fechou, quem está online only, demitiu, reduziu pags …

    http://migre.me/Jfp

    Por falar em WSJ, matéria extensa da The Nation (auto proclamada maior revista ianque de esquerda), analisa mudanças no jornal na gestão Murdoch. Autor procurou 29 pessoas e concluiu que análise deu lugar a furo.

    Boa matéria mas acho q a forma como é escrita é retrato em si mesma da crise: fala do clima da redação, de como os repórteres não tem mais 3 meses para escrever uma matéria, de como resistem a enviar matérias em tempo real.

    Mas não traz uma linha de como o leitor percebe as mudanças. Não menciona se jornal vende ou fatura mais.

    http://migre.me/EuE

    Curtir

    1. Obrigado, Javoski!

      Boa dica esse mapa do WSJ.

      abs

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *