
Vocês já devem estar sabendo, mas vale comentar. A Google lançou, em caráter de teste, o GoogleNewsTimeline, que mostra o histórico de um assunto na forma de uma linha do tempo (imagem acima).
Digite “Windows Microsoft” na caixa de busca e você terá um histórico de todas as matérias que já foram publicadas sobre o tema, sendo que você pode filtrar por fonte, somente blogs, artigos da Wikipedia ou de revistas.
A interface ainda não é das melhores, eu concordo, mas é uma forma a mais (e mais interessante) de apresentar as notícias.
Utilizar linhas do tempo para apresentar conteúdo informativo já é um recurso adotado por alguns jornais online. O britânico Guardian já é adepto do uso do Dipity, um site gratuito que permite que você construa uma linha do tempo sobre qualquer assunto. Pode ter textos, fotos, vídeos.
No final, acredito que o GoogleNewsTimeline será mais utilizado por jornalistas do que por leitores comuns. As pessoas geralmente não consomem informação dessa forma. Mas será bem útil para pesquisas.

O que chama a atenção é que quase nenhum jornal fez isso antes (o El Comércio, do Peru, já utiliza linhas do tempo/imagem acima). Reflexo da falta crônica de investimento em pesquisa e inovação (tipo de investimento comum em outras indústrias) e dos monolíticos publicadores de conteúdo ainda utilizados pelos sites de jornais e que, muitas vezes, não permitem que desenvolvedores criem de forma fácil recursos a mais.
Por aí a gente percebe que o que a Google faz no final das contas não é nada de mais. O GoogleNewsTimeline é uma idéia simples, não tão difícil de ser aplicada. O que a empresa de busca faz é crescer em cima das deficiências dos outros, no caso, dos sites de jornais.
Qualquer jornal poderia ter feito isso antes, se tivesse mantido o espírito de criatividade e inovação que tanto moveu a indústria de jornais em seu início.
Deixe um comentário