
Para mim, o All Things Digital, do WSJ, é um dos melhores sites que está cobrindo toda a movimentação em torno do Twitter.
Principalmente por que vem adotando uma postura distante e crítica em relação à ferramenta, como o bom jornalismo de tecnologia deve ser. Aliás, o All Things Digital tem em sua equipe a jornalista Kara Swisher, na minha opinião, uma das melhores atualmente na área de tecnologia.
Segundo pesquisa da Nielsen Online divulgada no site, a taxa de retenção no Twitter é baixa. Apenas 40% dos usuários voltam a utilizar o serviço após fazer o primeiro cadastro. Ou seja, muita gente faz uma conta no site, mas depois não volta a utilizá-lo.
Sites como Facebook e MySpace, por exemplo, têm uma taxa maior de retenção de usuários do que o Twitter, que vem cada vez mais se popularizando e perdendo o seu caráter “cool” e de “exclusividade”.
Os números não são nenhuma surpresa, principalmente depois que celebridades incentivaram a entrada de novos usuários, pessoas que, acredito eu, fizeram uma conta no Twitter mais por curiosidade e que depois não viram muita utilidade na ferramenta.
Sinal de que o Twitter terá que trabalhar mais em políticas de retenção de novos usuários.
Como toda pesquisa, esses números não podem ser tratados como uma verdade absoluta (foi levada em conta apenas as visitas ao endereço www.twitter.com e não os acessos via aplicativos), mas podem indicar uma tendência de resfriamento no site de microblogging, o que também não será nenhuma novidade, os ciclos de algumas tecnologias estão ficando cada vez mais curtos.
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