Twitter não consegue reter maioria dos novos usuários

Para mim, o All Things Digital, do WSJ, é um dos melhores sites que está cobrindo toda a movimentação em torno do Twitter.

Principalmente por que vem adotando uma postura distante e crítica em relação à ferramenta, como o bom jornalismo de tecnologia deve ser. Aliás, o All Things Digital tem em sua equipe a jornalista Kara Swisher, na minha opinião, uma das melhores atualmente na área de tecnologia.

Segundo pesquisa da Nielsen Online divulgada no site, a taxa de retenção no Twitter é baixa. Apenas 40% dos usuários voltam a utilizar o serviço após fazer o primeiro cadastro. Ou seja, muita gente faz uma conta no site, mas depois não volta a utilizá-lo.

Sites como Facebook e MySpace, por exemplo, têm uma taxa maior de retenção de usuários do que o Twitter, que vem cada vez mais se popularizando e perdendo o seu caráter “cool” e de “exclusividade”.

Os números não são nenhuma surpresa, principalmente depois que celebridades incentivaram a entrada de novos usuários, pessoas que, acredito eu, fizeram uma conta no Twitter mais por curiosidade e que depois não viram muita utilidade na ferramenta.

Sinal de que o Twitter terá que trabalhar mais em políticas de retenção de novos usuários.

Como toda pesquisa, esses números não podem ser tratados como uma verdade absoluta (foi levada em conta apenas as visitas ao endereço www.twitter.com e não os acessos via aplicativos), mas podem indicar uma tendência de resfriamento no site de microblogging, o que também não será nenhuma novidade, os ciclos de algumas tecnologias estão ficando cada vez mais curtos.

20 respostas para “Twitter não consegue reter maioria dos novos usuários”.

  1. Seria interessante se essas pessoas voltassem a utilizar o twitter quando realmente entenderem o funcionamento da ferramenta, ao invés de irem na onda dos famosos (criando o perfil com objetivo principal de alcançarem um número enorme de seguidores).

    Curtir

  2. No Brasil, acho que o twitter só vai conseguir reter mais usuários quando tiver versão em português. Por enquanto, é só uma “onda” dos famosos que todos querem conhecer, mas que poucos conseguem realmente entender como funciona.

    Curtir

    1. @Larissa Nunes

      Essa questão da versão em português também pesa um pouco.

      Curtir

  3. acho que a maioria dos novos usuários entra com uma mentalidade de rede simétricas como orkut e facebook, e qdo veem que isso não ocorre talvez se decepcionem… pq no twitter é a mesma coisa que escrever mensagens numa parede, vc não tem feedback algum, em geral, do que as pessoas acharam da tua postagem… talvez isso desmotive a maioria… pq a filosofia inicial de uso do twitter já caiu em desuso, ninguem mais fica twitando o que está fazendo durante cada minuto do dia.

    Curtir

  4. Grande culpa vem por causa da super exposição da ferramenta, que, mesmo entre os usuários, ainda há variáveis na forma de utilização, imagina nas pessoas que vêm de fora e não conseguem achar um grupo do qual se sinta parte.

    Curtir

    1. @Tiago Moralles

      Sim, para o twitter fazer sentido, você precisa ter contatos, outras pessoas para trocar informações.
      Uma saída talvez fosse o Twitter ter um recurso de encontrar pessoas semelhantes, que tenham as mesmas afinidades, gostos etc.

      abs

      Curtir

  5. A Clara falou tudo ai em cima. Muita gente acha que o Twitter é que nem o Orkut antigamente, aonde a quantidade de “amigos” adicionandos significava alguma coisa.

    A febre do Twitter vai passar, como foi com o Orkut, Facebook entre outras rede sociais.

    Curtir

    1. @Tiago Celestino @Dr. Gap

      Acho que no Brasil está acontecendo isso. O pessoal entra no Twitter achando que é igual ao Orkut e depois se decepciona.

      abs

      Curtir

  6. Oi, Tiago,

    Obrigada pela dica do site, estou começando a fazer um artigo científico sobre o Twitter e ele será bastante útil.

    Caso tiver mais dicas sobre pessoas, teóricos ou jornalistas que analisam o Twitter, passe por ele mesmo, meu perfil é @katiane_schiavi

    Beijos

    Curtir

    1. @Katiane

      O Nicholas Carr vem escrevendo alguma coisa sobre o Twitter http://www.roughtype.com. Recomendo.

      Bjs

      Curtir

  7. Pois é, muita gente que eu conheço tem problemas para compreender o twitter. Acha que é um site de “scraps”.

    As formas para se utilizar o twitter são milhares! Eu utilizo de várias formas… claro que todas essas formas poderiam ser substituidas por vários sites, mas o twitter me deixa utilizar todas em um só site! Para mim é feeder, relacionamento e passatempo ao mesmo tempo!

    E internet é realmente dificil fazer esse calculo, principalmente por causa de fakes de celebridades/personagens e de empresas que acham que twitter é A solução, mandam meia dúzia de spams e depois param de utilizar.

    Curtir

  8. Que diga os seguidores do Mano Menezes. hahaha

    Curtir

  9. @Mano

    Pois é ainda tem a questão dos “perfis fantasmas” que seguem o Mano Menezes, entre outros, que também deve ajudar nessa taxa de retenção baixa.

    abs

    Curtir

  10. Acho que o fato de formadores de opinião como artistas, jornalistas e celebridades terem grande numeros de seguidores e consequente relevancia para algum publico especifico fez com que o Twitter fosse divulgado como foi nos ultimos tempos. Fiz meu perfil e sigo e absorvo as informações de pessoas relevantes para meu contexto. Agora pessoas comuns, sem nada a acrescentar ficaram frustadas pois, por exemplo, poucas pessoas estão interessadas naquilo que elas estão twitando!!Não que não tenha conteúdo relevante para compartilhar. Agora quando mais pessoas conhecidas forem se cadastrando e quanto mais gente para te seguir, ai sim as pessoas verão que vale a pena manter um perfil!!

    Curtir

  11. Tiago, nas últimas semanas li comentários de quatro ex-alunos no Twitter sobre a ‘limpa’ que eles estão fazendo na lista ‘following’.

    Fato é que uma informação importante raramente é vista em meio a tanto blá-blá-blá dispensável – passa batido, ninguém nota.

    Seria o Twitter, então, uma nova forma de comunicação e contato, ou mais uma ferramenta para aumentar o ‘information overload’?

    Tenho simpatia por microblogging, mas temo pelo seu futuro.

    Curtir

    1. @Bruno Rodrigues

      Uso o Twitter desde o começo de 2007. Acho que ele sofreu uma perda de qualidade no último ano. Concordo que atualmente existe muito blá-blá-blá, principalmente depois que o Twitter incentivou essa corrida por “popularidade digital” entre celebridades e perfis com muitos seguidores. Enfim, aumentou a quantidade de usuários, mas a qualidade caiu.

      Acho que o Twitter seguirá o mesmo caminho da MySpace, se popularizou muito e as pessoas migraram para outras ferramentas (Facebook, por exemplo) para buscar uma diferenciação social.

      abs

      Curtir

  12. Na verdade, muita gente ainda não sabe a real função do Twitter, porque ele é multi-funcional. Relacionamento, feeder, brincadeira, ferramenta para negócio.. enfim.

    Ele foi feito para que as pessoas escolhessem como utilizar-se da ferramenta. Muita gente se condiciona a fazer (mecânicamente) o que certa ferramente lhe conduz a fazer. E, quando aparece uma em que nossa mente deve funcionar para achar o melhor aproveitamento dela para um melhor conteúdo, muita gente prefere desistir.

    Todas as redes sociais, e suas ferramentas em geral, tem o mesmo objetivo: mobilidade e interatividade. O que faz cada uma ser diferente da outra é o tipo de conteúdo divulgado nelas.

    Voltando então ao Twitter, a pergunta não deve ser “para quê essa ferramenta serve?”, e sim “com qual finalidade você deseja usar o Twitter?”. Quando a maioria se der conta disso, acho que haverá uma maior retenção dos usuários.

    PS.: Concordo, absurdamente, que deveria haver uma ferramenta de busca de pessoas semelhantes em área, gostos, etc. Será que podemos fazer um protesto? rsrs

    Curtir

    1. @Marcella Mugnaini

      Um abaixo-assinado iria bem 😀
      Seria bom encontrar outras pessoas no Twitter por meio de sistemas de recomendação.

      abs

      Curtir

  13. Oi Tiago, otimo seu blog! Acompanhava mais seu “parente” Pedro mas como agora estou envolvido com Internet, vou começar a ficar mais de olho por aqui. Lancei um serviço de trânsito bacana pro Twitter: perguntando @urbanias nomedavia, vc recebe o status em tempo real em seguida. Abs, Ricardo

    Curtir

    1. @Ricardo Joseph

      Obrigado, Ricardo! Seja bem vindo ao blog.

      abs

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *