Fim do "geoblocking" nos vídeos?

Hulu

Segundo o Financial Times (FT), o Hulu está em negociações para finalmente poder ser acessado de fora dos EUA. Num primeiro momento seriam acordos de conteúdo, ainda não seriam de distribuição, o que representaria um primeiro passo para o Hulu ter acesso internacional, segundo o FT.

Da mesma forma que a MySpace, depois de crescer no mercado interno (EUA), a intenção é expandir o negócio para 8 outros mercados internacionais. Acordos já foram fechados com a produtora  Endemol, que produz o Big Brother, e a Saavn, responsável pela distribuição de filmes de Bollywood.

Nesta semana, em mais um exemplo de como o Hulu vem pautando a estratégia do YouTube, um representante do site da Google afirmou ao site Beet.TV, especializado em TV e vídeos online, que os filmes e seriados completos, o “conteúdo premium” do YouTube também está “preparado para estar disponível” para pessoas fora dos EUA.

O site de vídeos da Google está em 20 países, mas nem todos (Brasil, por exemplo) têm acesso ao acervo de filmes e seriados completos, devido a problemas de acordos comerciais e direitos autorais.

A aposta agora é que a disputa YouTube e Hulu se dê no campo internacional. Apesar de que o YouTube tem uma vantagem, já está estabelecido em diversos países. Em compensação, o Hulu tem um setor comercial bem forte (o Hulu é um dos poucos sites de vídeos que é lucrativo).

Nada como uma competição entre sites de vídeos para que a mensagem “Este vídeo não está disponível no seu país” tenha possibilidade de ser coisa do passado.

Enquanto isso, também nesta semana, veio uma resposta dos “piratas” ao Hulu. O site BitLet passou também a oferecer streaming de filmes e vídeos,  mas ainda com uma velocidade ruim.

Veja também:
BitTorrent é a TV da audiência global

11 respostas para “Fim do "geoblocking" nos vídeos?”.

  1. e ai, Tiago, blz?
    já ouviu falar no bitlet.org? A noticia saiu de que esse site agora vai prover streaming de videos torrent, parece estar gerando um certo frenesi entre os usuários, todo mundo excitado com a novidade.
    Um review interessante -> http://www.readwriteweb.com/archives/streaming_torrent_site_bitlet_now_offers_video.php

    Tô postando aqui porque além de ser uma dica legal, reacende tb a discussão de como os “censores” de plantão irão lidar com a novidade.
    abs

    Curtir

    1. @Dr. Gap

      Tudo bem?

      Sim, eu citei no último paragrafo do post acima.
      O site BitLet passou também a oferecer streaming de filmes e vídeos, mas ainda com uma velocidade ruim.

      A qualidade deles ainda está bem ruim, a meu ver.
      Não sei se terá condições de bater a infra-estrutura de um Hulu.

      abs

      Curtir

  2. E com esta, parece que os meus pesadelos chegarão ao fim!

    Cá em Portugal não temos acesso e andava impaciente.

    Obrigado pela notícia Tiago!

    Curtir

    1. @Amílcar Tavares

      Aqui, no Brasil, estamos na mesma. Sem acesso aos vídeos.

      abs

      Curtir

  3. Olá Tiago.

    Sempre acesso o teu blog via G. Reader, mas estes últimos dias não pude acompanhar. Resultado: Postei um um artigo no meu blog ontem a tarde, sobre o bloqueio sobre vídeos aos usuários brasileiros, e só ontem a noite li este teu. Foi muito bom saber na possibilidade de que toda esta proibição acabe finalmente.

    Estarei fazendo uma atualização no meu blog, linkando para teu artigo.

    Parabéns pelos textos. Estão sempre ótimos.
    Abraço.

    Curtir

    1. @Kleber Anderson

      Obrigado, Kleber.

      abs

      Curtir

  4. […] é um post-protesto, contra essa praga do geoblocking na […]

    Curtir

  5. […] o exemplo do Merigo, este é um post-protesto contra o geoblocking na internet. Tal prática consiste em restringir a visualização de conteúdo online – mais […]

    Curtir

  6. […] post é um protesto contra essa estupidez do geoblocking […]

    Curtir

  7. […] sumo a la iniciativa promovida por fabu, codificada por nerdcore y descubierta gracias a brainstorm9 para denunciar el cada vez mayor […]

    Curtir

  8. […] nada… isso na real foi uma idéia superbacana do Nerdcore para protestar contra essa praga do geoblocking na […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *