Meus testes com o Wolfram Alpha

w3

O assunto desse final de semana nos sites de tecnologia foi o lançamento do Wolfram Alpha, um sistema que, até a semana passada, falavam que seria um Google Killer (mais um), um concorrente de peso ao Google. Na verdade, um não exclui o outro. A proposta do Wolfram é um pouco diferente.

O sistema nasce com um bom pedigree. Stephen Wolfram, cientista e desenvolvedor do buscador, criou em 1988 o Mathematica, um software de cálculos, que ficou conhecido por fazer visualizações e modelagens de forma contínua.

De certa forma, o Wolfram é uma continuidade desse trabalho (no sistema você também pode fazer cálculos, igual a uma “calculadora científica online”).

Wolfram

O objetivo a priori é responder a perguntas, uma abordagem boa principalmente em uma época em que, cada vez mais, as pessoas utilizam os sistemas de busca como um confessionário, um oráculo, para obter respostas às dúvidas existenciais e até mais banais. Aspecto comportamental que é bem abordado no livro Click, de Bill Tancer, e que já ganhou uma resenha aqui, no blog.

Quando você faz uma busca no Google, o sistema retorna com diversas alternativas à sua pesquisa. O Wolfram é diferente. Ele dá uma única resposta, é exato. Por exemplo, procure por Rio de Janeiro. No Google, vão aparecer diversos links. No Wolfram, apenas uma resposta, dados sobre a cidade.

Os resultados de uma busca podem ser salvos em formato pdf  (o sistema também já conta com plugin para o Firefox para quem quiser usar).

Aliás, está aí mais uma diferença em relação ao Google, o Wolfram trabalha apenas com dados objetivos – número de habitantes, extensão da cidade, condição do tempo, sendo que você pode comparar esses dados com os de outra cidade. Ou seja, ele não responde a perguntas do tipo “Qual o melhor restaurante para ir hoje à noite?” Trabalha com dados numéricos e responde a perguntas factuais.

Wolfram

Pelo que notei, o Wolfram ainda não está funcionando em 100%, o sistema falha às vezes e você tem uma quantidade inicial limitada de perguntas que pode fazer ao mecanismo, além de ser restrito ao inglês. Não adianta fazer perguntas em português.

Em resumo, vale a pena sim usar o Wolfram, mas nada que substitua o Google ou a “busca em tempo real” do Twitter. São coisas diferentes.

Vale lembrar que, como toda informação na web, sempre é bom confrontar os resultados com outras fontes. O Wolfram promete ser ideal para fazer cálculos, resolver equações e ser uma boa fonte para pesquisas, mas não a única.

12 respostas para “Meus testes com o Wolfram Alpha”.

  1. Tentei ver se ele me ajudava com dados sobre a Pentax Auto 110 mas deu em nada… acabei recorrendo ao bom e velho Google… Mas parece mesmo interessante, bem didático e direto, como os americanos gostam, vamos ver o que vem pela frente.

    Curtir

    1. @Jorge

      Acho que o Wolfram tem um bom potencial, mas por enquanto ainda não dá respostas a algumas coisas mesmo. Vamos ver.

      abs

      Curtir

  2. Boa explicação, foi bom saber mais informações a respeito do Wolfram !

    Curtir

  3. tem versão em portugues?

    Curtir

    1. @Elaine

      Não

      Curtir

  4. Nem me citou como fonte! Vou cobrar meus direitos… Hehehehe

    Quanto tempo sem comentar, está muito corrido por aqui, mais mesmo não comentando eu acompanhando as matérias =)

    Achei legal o Wolfram, agora consegui ter uma idéia melhor do programa, até cheguei a fazer uns testes pois tinha olhado apenas por cima.

    Não sei se estou certo, mais pelo o pouco que eu usei tirando as questões de lógica você consegue encontrar todas as respostas do Wolfram no Google basta saber utilizar as Tag’s certa. Concordas?

    Abraços,

    Curtir

    1. @Vinicius Zimmer

      É verdade, vc me passou o link, é que um montão de gente também mandou links sobre o buscador, mas acabei fazendo baseado mais na minha experiência com o Wolfram.
      Dá para encontrar algumas coisas utilizando as tags certas no Google, mas acho que esse abordagem de responder a perguntas boa. Dar respostas exatas.
      Mas acho que, por enquanto, o Wolfram é voltado para especialistas, assuntos bem específicos, ao contrário do Google.

      abs

      Curtir

  5. […] aí uma boa dica para quem gostou do Wolfram Alpha. Existe uma extensão para o navegador Firefox que mistura os resultados de uma pesquisa ao Google […]

    Curtir

  6. […] é visto com mais um google killer, embora, depois de usar bastante o serviço eu concorde com o Tiago Dória de que eles são mais complementares do que rivais, pois a proposta é (bem) […]

    Curtir

  7. […] mais esse excelente serviço. Há quem ache que ele vá desbancar o google, mas como diz o Thiago Dória é uma outra proposta. A idéia é responder perguntas objetivas, ele não te traz milhares de […]

    Curtir

  8. Question: Can you dance?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you have sex?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you drink?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Ótimo para usar junto com o Google.
    Além de muito útil, é bem humorado! 🙂 🙂 🙂

    Curtir

  9. […] Google -killer, como muitos aclamaram antes do lançamento. Ele se insere num contexto diferente, e tem seu valor, justamente por se diferenciar do Google em se tratando de […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *