Quem está usando e abusando dos sites de streaming

Compartilhando música

Quem acompanha o blog lembra que eu havia comentando sobre uma teoria de que estava entrando no mercado uma geração que preferia ouvir música via streaming a baixar música para o computador. Até brinquei no título do texto, afirmando que “baixar música estava virando coisa de gente velha“.

Saiu no Guardian Music mais uma pesquisa (em pdf) que revela algo nessa linha, feita entre jovens ingleses. Enquanto o número dos que usam sites de streaming para ouvir música cresce, os que trocam arquivos de MP3 diminui (uma queda de 16% entre janeiro de 2009 e dezembro de 2007).

Parece que, enquanto parte da indústria e da imprensa especializada fica discutindo se o download de música é ilegal ou legal, o pessoal mais jovem, entre 14 e 18 anos, está em outra, usando e abusando de forma crescente dos sites de streaming.

Os preferidos são o Spotify e o YouTube, sendo que a Microsoft e a Virgin também devem lançar serviços parecidos de streaming de música em breve.

Porém, isso não quer dizer que as pessoas estejam pagando por música, já que, em sua maioria, esses sites de streaming têm versões gratuitas. Muito do apelo deles está na facilidade, é só apertar o botão de play e sair ouvindo uma música sendo que não existe o risco de pegar vírus ou ficar horas procurando por uma música para baixar na rede. Para a indústria, interessa o streaming, pois pode ter mais controle sobre a forma como o seu conteúdo é distribuído.

Vale mencionar que essa pesquisa foi feita na Inglaterra, onde, em geral, as conexões de banda larga têm uma qualidade superior à brasileira, e que nem tudo são flores, mesmo sites de streaming como Spotify e YouTube vêm enfrentando problemas para licenciar conteúdo junto a algumas gravadoras.

Veja também:
Geração que quer clicar no botão de play e não de download

Crédito da foto: Jason Staten

24 respostas para “Quem está usando e abusando dos sites de streaming”.

  1. Eu devo sugerir o Nexus radio, que esteve entre os top 10 de música do site cnet.

    Ele coleciona rádios na web, como o ijazzglobal etc… enfim, rádios virtuais são uma forma de streaming, e geralmente depois de ouvir, corro no grooveshark para ouvir mais da banda.

    Curtir

    1. @Charles

      Obrigado por deixar a dica do Nexus.
      http://www.nexusradio.com/

      abs

      Curtir

  2. Por acaso você viu essa pesquisa feita por um garoto de 15 anos? Pelo que fala, deu muito o que falar.

    Curtir

    1. @Zé

      Tinha visto. Achei bem interessante o que ele escreveu. Principalmente sobre o Twitter e música, mas no caso não é uma pesquisa.
      Ele apenas escreveu um texto a partir de observações pessoais, alguns insights. Mesmo assim não deixa de ser interessante.

      abs

      Curtir

  3. Tiago (ou xará)

    Sabe o porquê disso? Simplesmente porque estamos vivendo a era do single. Ninguém mais quer saber de música como um conjunto, na busca de entender todo o universo de coisas que fez com que determinado artista finalizasse o álbum daquela maneira.

    Discorri sobre isso, aqui: http://atemporalizando.blogspot.com/2009/07/vivemos-era-do-single.html

    Isso vai exigir novas estratégias de mercado, mas, na minha opinião, é um declínio à forma de escutar música. Infelizmente!

    Curtir

    1. @Tiago Ferreira da Silva

      Fala Xará. Bem colocado. Isso está acontecendo não somente na área de música, mas na de jornalismo também.
      Estamos mais na fase dos artigos, das matérias individuais, ao invés daquela edição completa, como eram conceituados os jornais.

      abs

      Curtir

  4. Nem precisa ser tão jovem.

    Eu mesmo com meus 25 já ando de saco cheio de baixar música.

    Prefiro ouvir na net direto.

    Isso pode mexer com a capacidade dos HD´S, porque quando as pessoas estiverem ousando aplicativos em nuvem e ouvindo mais músicas via streaming, aqueles HD´S de 500 gigas vão começar a ficar ociosos.

    Ou Não?

    Curtir

    1. @Geraldo Franca

      Meio difícil prever isso, mas em certos gadgets voltados para música não faria tanto sentido ter um HD com tanta capacidade.

      abs

      Curtir

  5. só escuto musica em streaming tambem. acho que essa tendencia só deve aumentar ainda mais por causa dos netbooks.

    minha recomendação é o http://www.totallyradio.co.uk, uma rádio de Brighton (Inglaterra) que tem programas em streaming que vão desde dubstep, pop, country, jazz, world music, rock alternativo, etc

    um abrs!

    Curtir

  6. Eu particularmente uso sites de streaming pra baixar músicas também. Por meio de extensões do firefox( downloadhelper), e conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Então acho muito relativo essas pesquisas.

    Curtir

  7. […] eu encontrei um post no excelente blog do Tiago Dória sobre um assunto que já foi abordado por aqui há algum tempo, e que vale a pena rever! Veja parte […]

    Curtir

  8. Parabéns Tiago, excelente artigo!
    Concordo que é pura perda de tempo a discussão sobre o que é ou não é legal. Nossos políticos são desinformados e vivem do passado, não conseguem enxerguar o futuro.

    Curtir

  9. Essa fez sentir-me yum garoto. Nunca tive paciência para essa coisa de baixar música, e sempre ouvi estações de música na Intyernet. É o que no meu tempo a gente chamava de ouvir rádio. Com maior variedade…

    Curtir

  10. Avatar de Jose Paulo Oliveira
    Jose Paulo Oliveira

    Pesquisa feita na Inglaterra, mas foto de jovens no metro de Munique, Alemanha 😉

    Curtir

  11. […] Tiago Dória « E o prêmio de idéia mais foda do ano […]

    Curtir

  12. […] no topo das paradas em diversos momentos de sua vida. A maioria das músicas está disponível via streaming para ouvir, de […]

    Curtir

  13. Tiago:
    uma observação: morei na Inglaterra e a banda larga lá deixa bem a desejar.

    Curtir

  14. […] a tática das empresas do entretenimento, além de ser inócua, está caduca. Cresce atualmente o consumo de conteúdo multimídia via streaming, em que não é necessário baixar o arquivo (no Youtube, por exemplo, é só clicar para assistir […]

    Curtir

  15. […] Veja também: Quem está usando e abusando dos sites de streaming […]

    Curtir

  16. […] Veja também: Quem está usando e abusando dos sites de streaming […]

    Curtir

  17. […] Veja também: Quem está usando e abusando dos sites de streaming […]

    Curtir

  18. […] Em relação ao In Rainbows, a priori, a postura da banda é mais conservadora (afinal de contas, o preço de King of Limbs é fixo), porém há mais opções de formatos. Praticamente, você pode ouvir o álbum no formato que quiser – MP3, CD ou vinil (faltou somente o streaming). […]

    Curtir

  19. […] A Amazon talvez seja uma das empresas ponto com que mais se mantém no radar da mídia. Esteve presente em quase todas as “fases da web” – crescimento do ecommerce, venda de MP3, ebook e agora cloudcomputing e streaming de música. […]

    Curtir

  20. […] também: Quem está usando e abusando dos sites de streaming Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *