Os mais inovadores na área de mídia e tecnologia (em 2008)

less01Para mim, o prêmio Knight-Batten Awards for Innovations, que elege os projetos de tecnologia mais inovadores na área de jornalismo, não trouxe novidades em sua última edição, mas ajudou a ratificar a posição do NYTimes de mais inovador.

A versão digital do jornal liderou a lista de ganhadores que saiu nesta quinta-feira.

O NYTimes.com, que estuda em breve adotar um sistema de conteúdo premium, foi lembrado pelos diversos recursos recentes colocados no ar, como o Custom Times, protótipo que permite consumir e interagir com o conteúdo do NYTimes em diversas plataformas diferentes, e o One Word, que funciona como um termômetro do “sentimento” dos leitores em torno de diversos acontecimentos.

Outro que ganhou destaque foi o Apture, um plugin criado por alunos de Stanford, que, quando instalado em um blog, sugere conteúdos para os quais o editor do blog pode fazer links e permite que os próprios leitores acrescentem informações a um post.

Durante o anúncio dos vencedores, foi destacada a necessidade de empresas de comunicação de grande porte terem internamente equipes pequenas e ágeis que sejam capazes de trazer inovação.

O Knight-Batten Awards for Innovations, ligado à American University, é o mesmo prêmio que, em 2007, revelou o Chicago Crime, site que mapeia os crimes da região de Chicago e que serviu de inspiração para projetos posteriores semelhantes.

Veja também:
Site monta “lifestream” do que acontece ao seu lado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *