Manifesto Internet (de 2009)

JornalQuinze jornalistas e autores alemães de blogs se juntaram para criar o Manifesto Internet, documento sobre como eles acreditam que o “jornalismo é (ou deveria ser) atualmente”.

Apesar de todo o burburinho, não vi nada de novo nos 17 tópicos do manifesto, mas vale registrar a sua criação. O documento foi republicado, com certo destaque, no Guardian, nesta quarta-feira.

O grupo de 15 jornalistas resolveu publicá-lo por que estava cansado das tradicionais discussões sobre o “futuro do jornalismo”, em que as pessoas  falam mais sobre como gostariam que o jornalismo fosse do que a respeito da realidade.

Uma versão em português traduzida do manifesto começa a circular na web.

Para conferi-lo completo, é só seguir aqui.

Veja também:
Quando a vida profissional começa num blog coletivo

Crédito da foto: Tiago S Costa

4 respostas a “Manifesto Internet (de 2009)”

  1. “Internet é tão acessível quanto telefone”

    Meio fora da realidade brasileira esse manifesto.

    Curtir

  2. Nada de novo, mas todos os 17 reafirma o que já é tratado há tempos. Bem legal.

    abraços, mateus

    Curtir

  3. Os novos tempos se fazem presentes e o antigo monopolio da informacao teve seu cerco furado pelos cidados comuns via Internet. A justica tarda mas nao falha. Ainda espero o tempo em que sejam reveladas as maracutais dos “formadores de opiniao” do passado e ate’ mesmo do presente. Este tempo esta proximo. Quando isto vier a tona eles vao perder mais e mais espaco ate o ponto de deixarem de existir. E ja vao tarde.

    Curtir

  4. […] Posted 14 14UTC Setembro 14UTC 2009 Filed under: Sem categoria | Encontrei há pouco no blog do Tiago Dória o Manifesto Internet: um documento escrito por 15 jornalistas e autores alemães de blogs sobre o […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *