A parte final do estudo State of the blogosphere 2009 ratifica algo que era quase evidente. O Twitter vem se tornando importante redirecionador de tráfego, ambiente de embarque para os blogs.
Autores de blogs utilizam o Twitter mais do que a média da população. Em grande parte, para promover seus blogs e entender melhor sobre o que de mais importante as pessoas estão discutindo.
Em alguns blogs com mais de 100 pageviews/dia, o serviço de microblog já é responsável, em média, por 83% do tráfego, sendo que 52% dos autores de blogs postam no Twitter links para os seus posts.
Política, tecnologia, celebridades e negócios estão entre as áreas que mais sofreram influência dos blogs. A maioria acredita que daqui a 10 anos os blogs terão um impacto maior ainda nessas áreas.
O estudo termina de forma otimista, afirmando que os blogs caminham para globalizar a liberdade de expressão, abrindo caminho para uma sociedade mais tolerante e democrática.
Vale fazer alguns comentários sobre a pesquisa com base em anos anteriores:
* O uso de blogs se estacionou em uma faixa etária e certo nível educacional. A maioria é homem, nível superior, entre 18 e 44 anos.
* O custo é o principal motivador na escolha de uma plataforma de blog. Mas como a maioria delas é gratuita, acredito que a questão de recursos e customização passa a pesar bem mais na escolha.
* Blogs estão bem mais ligados a uma economia não-monetária do que monetária. Estão mais relacionados à construção de reputação do que a “fazer dinheiro”. Reputação e atenção são “quase moedas” entre os blogs. Isso explica em parte por que uma parte menor ganha dinheiro.
* Dos que tentam ter renda (monetária) com os seus blogs, uma parte está fugindo do Adsense e experimentando outras formas de receita, novas redes de anunciantes e/ou utilizar o blog como isca para vender serviços pagos, como palestras, consultorias e freelas.
* O uso de dispositivos móveis para atualizar blogs é crescente.
* O Twitter e a popularização das plataformas de redes sociais têm efeito sim nos blogs, seja na forma de redirecionar tráfego para os blogs ou de roubar a atenção e o tempo deles (certo perfil está blogando menos, entre outros motivos por causa do Twitter).
Veja também:
Cai a porcentagem de blogs que utilizam Adsense


Deixe um comentário