Cada vez mais, na hora de uma escolha, o crowdsourcing, a sabedoria das multidões será substituída pela “curadoria”. Nisso, rankings darão espaço para especialistas.
Essa foi uma das ideias apresentadas por Bill Tancer, diretor-geral de pesquisas globais da Hitwise, que mais chamou a minha atenção, durante a sua palestra no HSM ExpoManagement 2009.
Segundo ele, uma coisa é você chegar a um garçom num restaurante e perguntar pelo prato mais pedido (ranking/sabedoria das multidões). E outra é você seguir críticas em jornais ou a “sugestão do chef” (curadoria humana).
A mesma coisa se aplica aos sites de vídeo. Ver a lista dos mais populares do YouTube é bem diferente de ir a um site como o Vidque e saber quais são os vídeos mais legais.
Para Tancer, essa tendência de curadoria crescerá.
Sua palestra no HSM ExpoManagement 2009 teve como base o seu livro Click, no qual ele mostra o quanto os termos que pesquisamos nos sistemas de buscas dizem sobre nós, a respeito do nosso comportamento e personalidade.
Tancer mostrou números de duas tendências no mercado de busca. As pessoas estão mais “sofisticadas” nas buscas, utilizando mais que um ou dois termos nas pesquisas. Por outro lado, estão cada vez mais insatisfeitas com os atuais sistemas de buscas (não encontram o resultado desejado e/ou quando encontram não é de forma rápida).
Outro aspecto comentado pelo pesquisador e que achei interessante é que o perfil de sites como YouTube e Facebook vem mudando. Com base em pesquisas, Tancer afirmou que, neste ano, esses sites sofreram um crescimento demográfico com base na entrada de faixas etárias altas, acima da média normal desses sites. Algo que vai ao encontro de pesquisas recentes que mostram que a chamada terceira idade utiliza cada vez mais esses sites.
Para Tancer, a web já deixou de ser “uma coisa exclusiva de jovens e pessoas de vanguarda”.
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Crédito da foto: HSM
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