5 livros sobre tecnologia e mídia lançados em 2009

Neste ano, eu retomei a seção de livros do blog. Foi uma das melhores coisas que fiz, me disciplinou a ler pelo menos um livro por semana.

Separei 5 que passaram por aqui (não necessariamente na ordem de importância). Todos em português e lançados neste ano no Brasil.

Fica até como dica para quem está pensando em presentear alguém com um livro.

ee_capa01pq

“Encartes Especiais”, de Sergio Picciarelli Junior
O livro mostra como a mídia impressa no Brasil vem reagindo ao cenário hipercompetitivo e de escassez de atenção. Uma das respostas é o uso de novas tecnologias e técnicas de impressão – chips de som e luz, holografia, tintas fluorescentes, removíveis, termocrômicas.

pixar_livrocapapq

“A Magia da Pixar”, de David A. Price
Primeira “biografia” não-oficial da Pixar, registra o surgimento da empresa de animação responsável por sucessos como Toy Story, Wall-E e Up. Como pano de fundo, o jornalista David A. Price mostra que inovação não surge de uma hora para outra. Antes de ser a premiada Pixar, a empresa chegou a ser uma companhia de hardware.

YouTube e Revolução Digital

“YouTube e a Revolução Digital”, de Jean Burgess e Joshua Green
Como a possibilidade de poder embutir um vídeo mudou o mercado? E o papel do YouTube é criar relacionamentos ou meramente ser uma plataforma de distribuição? O site de vídeos está no mercado de plataformas de mídia ou de redes sociais? São algumas das perguntas que tentam ser respondidas no livro que, por meio de uma linguagem mais acadêmica, faz uma análise da história do YouTube.

“Free (Grátis)”, de Chris Anderson
Longe de ser um livro de autoajuda empresarial ou panfletário, Free não é apenas um histórico do modelo do grátis e os seus efeitos no mercado. É também sobre economias não-monetárias, abundância e escassez, teorias que ajudam a entender os fenômenos atuais na área de mídia e tecnologia.

“O Dono da Mídia”, de Michael Wolff
Para quem se interessa por gestão na área de mídia, conhecer os detalhes da história de Rupert Murdoch é imprescindível. Ao apresentar a biografia sobre o empresário, Wolff faz o retrato de uma época em que os jornais finalmente passaram a ser vistos como negócio por Wall Street. É também sobre um estilo de gerenciar, no qual uma aquisição abre caminho para fazer outra aquisição.

Vale lembrar que neste ano também escrevi um prefácio para Onipresente, novo livro do publicitário Ricardo Cavallini, também na área de mídia e tecnologia.

Veja também:
5 melhores blogs de 2009

2 respostas para “5 livros sobre tecnologia e mídia lançados em 2009”.

  1. Tem o Blogging Heroes também…

    Curtir

    1. @Pedro

      Blogging Heroes é legal, apesar da edição bem ruim que saiu no Brasil.
      http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2009/04/14/em-livro-30-super-herois-dos-blogs/

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *