O que esperar de 2010, além de computador no sapato?

Ao fazer aquela faxina nas gavetas na virada do ano, encontrei essa matéria acima, de 22 de dezembro de 1996, sobre como seria o mundo em 2010, ano que ainda está começando.

Não sei por qual motivo guardei esse material até hoje, talvez para servir como referência sobre “previsões tecnológicas”. Em saber o que deu certo ou não.

A matéria acerta em algumas. É possível acessar a internet pela TV (de forma simples, o PS3 confirma isso) e temos filme on demand via internet (Hulu e NetMovies Live), mas, por outro lado, derrapa em algumas previsões. Não é comum ter computador ou acessar a internet por meio do salto do sapato e menos ainda existem pagers que dão respostas em tempo real. Aliás os pagers estão praticamente mortos. Deram lugar aos celulares.

Por isso que, para começar o ano, em vez de pegar uma bola de cristal e tentar prever o que vai acontecer em 2010, separei 3 ideias centrais que são uma constante em todos os anos.

Separei o que é contínuo. A partir delas, você pode imaginar o que pode acontecer em 2010. Lançamento de tablets? É apenas consequência da 3ª ideia.

1. Crescimento das marcas, vozes individuais é uma constante na rede. Neste sentido, 2009 não foi o ano do Twitter ou da tal “busca em tempo real“. Os dois são apenas a tecnologia. O que interessa é o que as pessoas fazem com ela. No caso, o Twitter ajudou as pessoas a desenvolverem a sua própria marca, a sua própria voz individual na rede.

No lado bom e ruim, o microblogging radicalizou o que os blogs já fazem há bastante tempo, serem ferramentas simples para construção de reputação profissional ou pessoal. No crescimento dessas marcas individuais podem surgir conflitos com marcas institucionais.

Grande parte dos debates que a gente vê sobre o uso ou não do Twitter em empresas de comunicação tem por trás esse tópico – o crescimento das marcas individuais sobre as marcas institucionais.

2. Internet ficando igual à energia elétrica – A cada ano a internet torna-se uma “tecnologia invisível”. Ou seja, fica cada vez mais parecida com a eletricidade – tão presente em nosso dia a dia que somente percebemos que existe quando ela falta.

3. Agnosticismo em relação a dispositivos – Com o crescimento do mercado mobile, vem ficando bem evidente que, cada vez mais, acessaremos a internet por meio de diversos dispositivos ao mesmo tempo – celular, tablet, carros, desktop, brinquedos.

A cada ano, a internet ganha novas portas de entrada. Em 2010, não será diferente.

Veja também:
10 “frases da semana” de 2009

Uma resposta para “O que esperar de 2010, além de computador no sapato?”.

  1. […] Veja também: O que esperar de 2010, além de computador no sapato? […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *