O escritor americano Dave Eggers resolveu ir fundo na ideia de que os jornais impressos devem ser mais analíticos e deixar para a internet o noticiário mais imediatista.
Em dezembro, ele colocou nas ruas o San Francisco Panorama, jornal que, de início, chama a atenção pelo seu projeto gráfico, bem atraente.
Porém, o San Francisco Panorama vai além de um jornal bonitinho. A própria produção de conteúdo é diferente, deixa o imediatismo de lado em troca de textos mais analíticos e reportagens de fôlego. O visual acompanha esse conceito.
No final, a semelhança é com uma revista semanal.
É algo experimental, quase artesanal (o jornal teve uma única edição). Mais questiona do que soluciona alguma coisa. Tem um caráter provocador.
Em entrevista ao site de mídia MediaBistro, Eggers questiona a necessidade dos jornais impressos circularem todos os dias. É mais produtivo manter uma presença online diária e uma impressa uma ou três vezes por semana, com conteúdo mais analítico, diz.
E ainda pergunta como a mídia impressa pode ser mais atrativa, não sofrer de escassez de atenção. Para ele, é fornecer conteúdo original, textos mais aprofundados, além de um visual mais arrojado.
No entanto, isso é possível, claro, não circulando todos os dias. Mudando o próprio modo de produção de conteúdo.
Veja também:
Tecnologias para curar a escassez de atenção na mídia impressa
Crédito das fotos: Steve Rhodes



Deixe um comentário