5 coisas que estão falando sobre o iPad

Enquanto muitas pessoas aproveitavam o feriado de Páscoa, o iPad foi lançado nos EUA e alguns comentários foram publicados por aí. Separei os melhores:

1) iPad é mais sobre games do que notícias
Apesar das empresas de jornalismo tentarem puxar as atenções para o seu lado, segundo o VentureBeat, o iPad seria mais um console de game do que um e-reader – 44% dos aplicativos para o gadget são classificados como games. Atualmente, os mais baixados da AppStore estão nesta categoria. Eletronics Arts, Activision Blizzard e Gameloft são algumas das produtoras que estão desenvolvendo games exclusivos para o gadget. Será que, por meio do iPad, a Apple finalmente entraria no mercado de games? Ao que tudo indica, a concorrência será no mercado de consoles portáteis, hoje dominado pela Nintendo e o seu Nintendo DS.

2) iPad mata o mouse e não o laptop
Segundo Walter S. Mossberg, colunista de tecnologia do WSJ, um dos primeiros jornalistas a publicar um review sobre o gadget, o iPad chega perto, mas não mata o laptop. O que o iPad tem condições é de mudar a “computação móvel” com sua tela sensível ao toque de mão. Enfim, com a tela sensível ao toque de mão, o iPad prova que, na computação pessoal, é possível existir uma interface que seja diferente das atuais, que não seja baseada no uso do mouse.

3) iPad repete frenesi do CDROM
Cory Doctorow, do blog BoingBoing, e Danny O’Brien, da Electronic Frontier Foundation, ecoam as palavras de Scott Rosenberg, cofundador da revista Salon. O hype das empresas de mídia em torno do iPad lembra o feito em torno do CDROM nos anos 90. Uma suposta demanda por conteúdo “multimídia e interativo” salvaria os negócios das empresas. Jack Shafer, na revista Slate, é mais direto e seco. Se surgir realmente alguma inovação no iPad, ela não virá dos badalados aplicativos das empresas de mídia – NYTimes, TIME etc. Essas empresas não estão mais à frente da inovação, mesmo com um novo gadget ou meio de entregar conteúdo.

4) iPad é computador para os “simples mortais”
Falta de uma câmera nativa, USB e multitasking (poder utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo no iPad)? Segundo Omar Wasow, do The Root, não adianta os nerds reclamarem. O iPad não foi feito para eles, mas para “pessoas comuns” que querem um computador simples, elegante e intuitivo que atenda às necessidades mais triviais do dia-a-dia, como ler algumas notícias no café da manhã, buscar e conferir uma receita na internet ou ainda jogar um jogo de tabuleiro com os amigos, algo casual.

5) iPad simboliza o “futuro das notícias”
Valleywag, o blog de fofocas do Vale do Silício, é um dos que enche a bola dos aplicativos feitos pelas empresas de mídia. Conteúdo atualizado constantemente, vídeos ao vivo, slideshows, esse é o “futuro das notícias” segundo o blog. TIME, GQ, USAToday, NYTimes, WSJ são algumas das publicações que marcam presença no gadget, além das emissoras BBC, CNN, NPR e ABC, sendo que essa última dá acesso gratuito à sua programação (a CBS faz o mesmo, mas por meio de seu site que pode ser acessado pelo navegador do iPad).

E mais: O blog Gizmodo publicou uma lista bem completa dos melhores aplicativos para o iPad, inclusive com games e utilitários.

Veja também: iPad: Apple entende que o futuro é agnóstico

Crédito das fotos: Tom Winn e divulgação

9 respostas para “5 coisas que estão falando sobre o iPad”.

  1. Por enquanto vamos esperar se o iPad vai realmente se popularizar aqui no Brasil.

    Gostei bastante da visão de Omar Wasow: se o aparelho realmente for adequado à simplicidade da maioria dos usuários, a receita do sucesso está garantida. Também não creio que ele vá 'matar' o laptop, mas trazer uma opção a mais.

    Só espero que os jornais brasileiros também desenvolvam gadgets dinâmicos e intuitivos como os americanos, para trazer uma alternativa aos leitores.

    Abs,
    Tiago

    Curtir

    1. Também acredito que o iPad não vai matar o laptop. É mais um suporte.

      Acredito mais na tendência do "device agnostic" http://www.wordspy.com/words/device-agnostic.asp

      abs

      Curtir

  2. Acho q o q + peca no Ipad é não ter uma entrada USB, de resto q falta, como por exemplo uma camera, nada q um bom celular não faça

    Curtir

  3. nem o iphone pode ser chamado de popular no Brasil ainda

    Curtir

  4. Para mim, muito mais do que um aparelho que inaugura uma nova categoria em eletrônicos, o iPad tem um impacto muito interessante na cybercultura. Este é mais um grande Job do Steve Jobs! =) Aproveito para compartilhar este outro ponto de vista de cultura e comportamento: http://migre.me/tYe0

    Curtir

  5. Avatar de Alexandre Munhoz
    Alexandre Munhoz

    Se o iPad impressiona não é do ponto de vista tecnológico e sim de marketing.

    Curtir

  6. O iPad é intuitivo e elegante, isso não tem como negar.

    Curtir

  7. O iPad vai pegar nos EUA e vai pegar menos que o iPhone por aqui, visto que o preço deve ultrapassar os 3 Mil reais fácil. O que se vê até agora é uma propaganda de massa como falei : http://migre.me/u07b

    De impacto direto só vimos o aumento do preços dos livros da Amazon, já que a Apple é bem mais flexível quando se trata de lucrar em cima do consumidor.

    Curtir

  8. Não vi comentários a respeito da praticidade de utilização e nem da ergonomia adotada mas acredito que este pode ser um entrave na aquisição do produto.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *