Uma espiada no futuro em 2020

De tempos em tempos, empresas de tecnologia publicam vídeos conceituais sobre o futuro. Microsoft, Nokia e AT&T são craques em fazer isso.

Neste sentido, a Ericsson lançou a série 2020 Shaping Ideias, que convida pesquisadores para discutir o futuro. Como será o mundo, os nossos hábitos, a nossa relação com as tecnologias digitais daqui a 10 anos?

Apesar da movimentação recente em torno do “conteúdo pago”, Jeffrey Cole, por exemplo, acredita que, no futuro, todo conteúdo será gratuito e subsidiado por publicidade

Do engenheiro Adrian Bowyer vem a ideia mais futurista. Bowyer é criador da RepRap, impressora 3D autoreplicável, capaz de imprimir as próprias peças – a partir de uma impressora você pode construir outra.

Palestrante na POP!Tech 2007, o engenheiro acredita que a popularização da impressora 3D causará mudanças profundas na economia.

Tipo de mudança semelhante à proporcionada pelos computadores pessoais. Da mesma forma que os PCs descentralizaram a computação, de mainframes para computadores pessoais, as impressoras ajudarão a descentralizar a indústria de artefatos.

Segundo Bowyer, cada pessoa terá a possibilidade de produzir qualquer objeto que utiliza no dia-a-dia. Está precisando de uma nova maçaneta, cabides ou novas sandálias? Com baixo custo, a própria impressora 3D imprime para você.

Veja também: O que esperar de 2010, além de computador no sapato?

3 respostas para “Uma espiada no futuro em 2020”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *