De dois anos para cá, está virando quase praxe. Blogs e sites de grandes publicações estão revisando a sua política de comentários. Essa revisão, que levanta a bandeira da qualidade e não da quantidade dos comentários, vai em dois sentidos.
Primeiro, de que os autores dos conteúdos devem ler e responder aos comentários.
O site de notícias Cleveland.com, por exemplo, recomenda que, após publicar uma matéria, o jornalista dedique uma hora de seu tempo para responder aos comentários. Ou seja, interagir com o público faz parte do processo natural de publicação de conteúdo. Atitude rotineira para quem é autor de blog, mas que promete virar rotina e novidade em alguns sites de notícias.
No livro Blogging Heroes, Dave Taylor, do Intuitive Life Business Blog, já dizia que a atividade de responder a comentários é tão importante quanto a de criar posts novos. O tempo gasto deve ser igual para elaboração de respostas a comentários e para produção de novos posts.
Outro caminho dessa revisão da política de comentários é exigir a identificação de quem comenta, valorizar aqueles que comentam melhor e são mais ativos, afugentar os trolls e pessoas que fazem interpretações totalmente sem contexto.
Recentemente, a rede de blogs Gawker Media mudou a sua política de comentários. O blog de tecnologia Engadget foi por um caminho parecido, após ter vários problemas com trolls. Huffington Post e o site do Washington Post também prometem mudanças. O Colorado Springs Gazette lançou uma funcionalidade que permite ao leitor bloquear certos comentaristas.
O debate sobre a moderação e a identificação nos comentários não é novo. Vai e volta. Em 1994, o professor Peter Kollock, da Universidade da Califórnia, havia escrito o texto “Cooperation and Conflict in Computer Communities“, onde já abordava essas questões.
O que motiva a mudança desta vez é a nítida percepção de que um site também é avaliado pela qualidade de seus comentários. Os comentários influenciam como as pessoas entendem o site.
Arianna Huffington, do Huffington Post, acredita que tudo faz parte de um aprendizado. A internet está ficando mais madura e essas mudanças nas políticas de comentários são reflexo disso.
Para mim, a questão é mais simples, porém de maior amplitude.
Os comentários estão passando a ser vistos como conteúdo. Não são mais algo visto como separado, apenas para inflar os números da audiência. São parte importante do site e, portanto, devem seguir a linha editorial do mesmo, o que não tem nada a ver com censura ou não publicar comentários discordantes da matéria ou post.
Da mesma forma que existe um cuidado com o tema e o tom dos posts e matérias, deve existir com os comentários. Os dois têm pesos iguais. Economist que o diga…
Veja também: Os melhores comentários serão valorizados
Crédito da foto: Mal Cubed

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