Comentário é conteúdo?

De dois anos para cá, está virando quase praxe. Blogs e sites de grandes publicações estão revisando a sua política de comentários. Essa revisão, que levanta a bandeira da qualidade e não da quantidade dos comentários, vai em dois sentidos.

Primeiro, de que os autores dos conteúdos devem ler e responder aos comentários.

O site de notícias Cleveland.com, por exemplo, recomenda que, após publicar uma matéria, o jornalista dedique uma hora de seu tempo para responder aos comentários. Ou seja, interagir com o público faz parte do processo natural de publicação de conteúdo. Atitude rotineira para quem é autor de blog, mas que promete virar rotina e novidade em alguns sites de notícias.

No livro Blogging Heroes, Dave Taylor, do Intuitive Life Business Blog, já dizia que a atividade de responder a comentários é tão importante quanto a de criar posts novos. O tempo gasto deve ser igual para elaboração de respostas a comentários e para produção de novos posts.

Outro caminho dessa revisão da política de comentários é exigir a identificação de quem comenta, valorizar aqueles que comentam melhor e são mais ativos, afugentar os trolls e pessoas que fazem interpretações totalmente sem contexto.

Recentemente, a rede de blogs Gawker Media mudou a sua política de comentários. O blog de tecnologia Engadget foi por um caminho parecido, após ter vários problemas com trolls. Huffington Post e o site do Washington Post também prometem mudanças. O Colorado Springs Gazette lançou uma funcionalidade que permite ao leitor bloquear certos comentaristas.

O debate sobre a moderação e a identificação nos comentários não é novo. Vai e volta. Em 1994, o professor Peter Kollock, da Universidade da Califórnia, havia escrito o texto “Cooperation and Conflict in Computer Communities“, onde já abordava essas questões.

O que motiva a mudança desta vez é a nítida percepção de que um site também é avaliado pela qualidade de seus comentários. Os comentários influenciam como as pessoas entendem o site.

Arianna Huffington, do Huffington Post, acredita que tudo faz parte de um aprendizado. A internet está ficando mais madura e essas mudanças nas políticas de comentários são reflexo disso.

Para mim, a questão é mais simples, porém de maior amplitude.

Os comentários estão passando a ser vistos como conteúdo. Não são mais algo visto como separado, apenas para inflar os números da audiência. São parte importante do site e, portanto, devem seguir a linha editorial do mesmo, o que não tem nada a ver com censura ou não publicar comentários discordantes da matéria ou post.

Da mesma forma que existe um cuidado com o tema e o tom dos posts e matérias, deve existir com os comentários. Os dois têm pesos iguais. Economist que o diga

Veja também: Os melhores comentários serão valorizados

Crédito da foto: Mal Cubed

19 respostas para “Comentário é conteúdo?”.

  1. Eu acho que a busca por qualidade nos comentários pode criar um sério risco de censurar comentários. Um, que qualidade é subjetivo, e um filtro de conteúdo pode acabar filtrando o contraditório bem escrito.

    Acho que os filtros individualizados (cada usuário escolhe o que ler e bloquear), e os filtros coletivos (o sistema de dar notas para comentários e eliminar os que possuem notas baixas) funcionam melhor que aqueles comandados pelo dono do conteúdo. Claro que nem todo produtor de conteúdo é um ser mesquinho que só quer ouvir o que bate com sua opinião, mas a transparência é maior quando o poder de veto é transferido para o coletivo de leitores.

    Quanto à natureza de conteúdo dos comentários, concordo plenamente. Não raramente, transformei comentários em posts no meu blog; acho que deve haver cuidado no que você fala em um box, até para preservar sua imagem nos seus blogs, redes e afins. A identificação do usuário pode melhorar essa qualidade, pois dá um senso maior de “reputação em jogo” quando você fala.

    Curtir

    1. Meu pé atrás com a identificação é que, muitas vezes, ela é utilizada como tábua de salvação para os comentários. Nem sempre identificação é sinônimo de uma melhora nas discussões. No entanto, a questão do uso de sistemas de reputação é bem importante, apesar de que ele pode ser burlado.

      Curtir

  2. Ótimo post.

    Sempre procuro responder aos comentários, alguns deles até já foram inspiração para outros posts, mas infelizmente não é sempre que os visitantes comentam. As vezes, alguns posts tem muitas visitas, até mais do que a média de visitação do restante, mas quase nenhum, ou nenhum comentário.

    Abraço
    Tiago Castro

    Curtir

    1. Obrigado, Tiago. Sempre é uma minoria que comenta.
      Em relação ao número de comentários, hoje em dia, é preciso levar em conta que muitas pessoas estão fazendo comentários em outros ambientes. http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2009/07/02/pessoa

      Curtir

  3. Uma coisa que faço muito com minhas postagens é altera-las mesmo depois de um tempo de publicadas, especialmente postagens dicas. O editor de um jornal até pode publicar uma nota corrigindo o que foi publicado no dia anterior, mas na web o dinamismo é incomparável. Através dos comentários aprendi muita coisa e compartilhei muitas dicas.

    Curtir

  4. Avatar de Thiago Krafzik
    Thiago Krafzik

    Eu tenho um teoria. Acredito que 50% das discussões que rolam nos comentários são melhores que os post que leio.
    Os comentário são o melhor exemplo da imprevisibilidade da internet. Isso é muito bonito, porém é uma pena ver que se tornaram coisas assustadoras para algumas pessoas. Os comentário são as coisas acontecendo "in time", acredito que eles permitiram que os assuntos sejam cada vez mais mutáveis e não simplesmente verdades únicas.

    Ótimo post. Concordo 100% e não é de hoje. Comentário é conteúdo (se der mole é até mais importante)!

    Abraço

    Curtir

  5. O problema de você querer "eliminar" Trolls e pessoas que fazem comentários fora de contexto, é que você acaba abrindo espaço pra blogueiros "sensíveis demais' a ponto de não permitir nem aceitar opniões contrárias, e que acabam excluindo comentários que podem gerer discussões interessantes. Acredito que estamos começando a impor regras demais para coisas online…o que era uma opção para dar sua opnião LIVREMENTE, acaba mais uma vez sendo controlado e por que não Censurado?

    Curtir

  6. Bela análise, Tiago.

    Além dos comentários fazerem parte do conteúdo, eles podem tirar o blogueiro ou os leitores da zona de conforto, ao realizarem uma crítica ou iniciarem uma discussão (dentro do tema, é claro).

    Parabéns pelo blog, Tiago. É bom ver um espaço onde não há ponto sem link.

    Curtir

  7. Olá Tiago,

    Fico muito feliz em ver um artigo tão fantástico sobre os comentários nos blogs. Eu mesmo vez em quando escrevo sobre isso – atitudes de blogueiros e leitores.

    Faço questão de responder cada comentário no meu blog, pois blog para mim é isso: interação e aprendizado! Valorizo muito cada opinião, além de sempre respeitá-la.

    Pela pouca experiência que tenho na blogosfera, já percebi que geralmente os anônimos surgem assim para contrariar de forma agressiva. Não sei porque de tal comportamento, acho que tais pessoas esquecem que deixam um IP registrado no comentário. Por isso, comentários ofensivos devem ser apagados.

    Moderar comentários garante que nada de absurdo será escrito; porém, reduz significativamente a interação dos leitores, pois nem sempre se consegue aprovar comentários na mesma velocidade com que se comenta.

    Abraços.

    Curtir

    1. Sim, você tocou num ponto importante, a própria logística na moderação de comentários. Alguns blogs tentam amenizar isso. A rede de blogs Gawker Media, por exemplo, de certa forma, divide a atividade de moderação com os leitores mais ativos e com maior reputação no blog. Abs.

      Curtir

  8. olá Tiago

    vi o link deste blog lá no twitter e vim aqui conferir seu post. achei legal porque tenho debatido estas questões de comentários no meu blog, principalmente nos posts: blog é interação(http://escritosideologicos.blogspot.com/2010/04/b… e no post não se ensina a comentar (http://escritosideologicos.blogspot.com/2010/03/nao-se-ensina-comentar.html)

    Não consigo ver com naturalidade essa questão de censurar comentários ou eleger quem é bom ou ruim comentarista. acho que os blogueiros devem adotar uma postura mais diplomática e buscar a participação de pessoas que gostam e participam de seu blog, porém essa busca deve ser natural, gradativa e discreta, acho complicado quando blogueiros supervalorizam uns comentaristas em detrimento de outros, se não gosta de certos comentários melhor não dizer nada ou optar pela moderação de comentários, é o que me parece mais sensato.

    o meu blog é pouco visitado e pouco comentado em comparação a grandes blogs, mas tenho poucos e bons leitores fiéis que participam de forma bem interessante, nunca fui fã de quantidade e sim de qualidade, porém a qualidade de um comentário ou de quem visita seu blog é meio complicado de mensurar, pois acredito também que seja subjetivo como o rodrigo comentou

    noto que muitos blogueiros são loucos pra receber muitos comentários, mas muitos que desejam isso não interagem com o leitor ou nem responde aos comentários, muita gente também associa sucesso de blog com grande volume de comentários, já vimos que essa teoria não é um bom parametro já que muitas vezes vemos muitos comentários estilo: "gostei do post" e nada mais se acrescenta, por isso não entendo porque se envaidecem de quantidade de comentários, quando na verdade a essência deveria ser blogar, ser lido e compreendido.

    concordo que alguns comentários são tão ricos que acabam complementando os posts ou acrescentando novas abordagens ao tema do post, porém discordo da responsabilidade do blogueiro sobre os comentários que ele recebe, não temos controle sobre isso, não devemos nos preocupar com isso de forma excessiva.

    Enfim, acredito que bons textos atraem bons comentaristas de forma bem natural, pois quem mais gosta de comentar é quem realmente lê e participa de seu blog, mas não comentar também não quer dizer que o blog não tenha audiência, por isso acho que o foco de todo blog deveria ser investir em produzir textos que sejam fáceis para qualquer um entender e também ser simpático com quem chega no seu blog, pois assim como deveriamos ser na vida: tratar seres humanos de forma mais sociável e humanizada, assim deve também ser a relação blogueiro-leitor.

    perdão pela extensão do comentário. Um abraço 🙂

    Curtir

  9. Nenhuma política de comentários vai afugentar os trolls dos grandes sites e blogs. Acho que a estratégia de avaliação dos comentários funciona melhor do que a exigência de cadastro. Se os próprios leitores podem dizer se um comentário é útil ou não, fica mais fácil filtrar as opiniões destrutivas… Você acertou em cheio, comentário é conteúdo e deve ser valorizado!

    Curtir

  10. […] noção de que comentário também é conteúdo, a Folha Online abre o espaço para discussão. Usuários e leitores das notícias ganham uma […]

    Curtir

  11. […] coisas estão presentes nesta reformulação. Primeiro, a ideia de ver os comentários como conteúdo e, segundo, de tratar as editorias (tecnologia, política, economia) como comunidades, com os seus […]

    Curtir

  12. […] O que queremos de Blogs, comentários e trolls (Meta-blogagem) […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *