A tradicional lista da revista Fast Company saiu nesta semana.
E a brasileira Fernanda Viégas, pesquisadora da IBM e Ph.D pelo MIT, foi eleita uma das mulheres mais influentes na área de tecnologia.
Como quase sempre, a seleção da Fast Company é bem feita. Não é uma lista feita apenas para caçar pageviews. É uma boa amostra de áreas que vêm liderando a inovação, como a de visualização de dados, da qual Viégas é pesquisadora.
A brasileira é conhecida por ser criadora do site Many Eyes, que tem a proposta de “democratizar a visualização de dados” – permite que qualquer pessoa crie infográficos a partir de dados externos. A ferramenta é utilizada pelo NYTimes para criar alguns de seus infográficos.
Recentemente, Viégas fundou a empresa Flowing Media, também relacionada à visualização de dados, e participou do Many Bills, projeto que tem o objetivo de facilitar o entendimento de leis americanas.
No ano passado, a convite da Revista Serafina, da Folha de S. Paulo, tive a oportunidade de entrevistá-la. Conversamos durante uma manhã inteira de domingo e uma das coisas que ela me disse diversas vezes é que “a informação sempre quer ser livre”.
Veja também: O que mais gostei no TEDxSP
PS – O blog ficou sem atualizações nos últimos dias, mas, a qualquer momento, o ritmo volta ao normal.

Deixe um comentário