Fernanda Viégas é eleita uma das mulheres mais influentes

A tradicional lista da revista Fast Company saiu nesta semana.

E a brasileira Fernanda Viégas, pesquisadora da IBM e Ph.D pelo MIT, foi eleita uma das mulheres mais influentes na área de tecnologia.

Como quase sempre, a seleção da Fast Company é bem feita. Não é uma lista feita apenas para caçar pageviews. É uma boa amostra de áreas que vêm liderando a inovação, como a de visualização de dados, da qual Viégas é pesquisadora.

A brasileira é conhecida por ser criadora do site Many Eyes, que tem a proposta de “democratizar a visualização de dados” – permite que qualquer pessoa crie infográficos a partir de dados externos. A ferramenta é utilizada pelo NYTimes para criar alguns de seus infográficos.

Recentemente, Viégas fundou a empresa Flowing Media, também relacionada à visualização de dados, e participou do Many Bills, projeto que tem o objetivo de facilitar o entendimento de leis americanas.

No ano passado, a convite da Revista Serafina, da Folha de S. Paulo, tive a oportunidade de entrevistá-la. Conversamos durante uma manhã inteira de domingo e uma das coisas que ela me disse diversas vezes é que “a informação sempre quer ser livre”.

Veja também: O que mais gostei no TEDxSP

PS – O blog ficou sem atualizações nos últimos dias, mas, a qualquer momento, o ritmo volta ao normal.

3 respostas para “Fernanda Viégas é eleita uma das mulheres mais influentes”.

  1. […] ano passado, a Google contratou a designer brasileira Fernanda Viégas, também especializada em visualização de […]

    Curtir

  2. Bom dia. Tenho uma dúvida, se puder me ajudar. Como o ManyEyes poderia me ajudar em uma apuração de jornalismo político? Em que situação cada template poderia ser útil?

    Curtir

    1. @artur

      Não sei se ajuda a responder, mas o Estadão andou utilizando o Many Eyes
      http://blogs.estadao.com.br/crimes-no-brasil/2009/12/03/a-morte-nas-grandes-cidades/

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *