Nas duas últimas semanas, a Google vem lançando uma série de produtos – a maioria resultado das mais recentes aquisições da empresa.
O Google Instant é uma das exceções. Sua tecnologia é desenvolvida há um bom tempo dentro dos escritórios da Google.
A tecnologia permite que, no Google, o usuário veja os resultados de uma pesquisa enquanto digita os termos. A intenção é tornar as buscas mais rápidas.
Por exemplo, enquanto digita “blogs sobre música” , você já começa a ver os resultados. Isso é interessante, pois, caso os resultados não o satisfaçam, você pode refinar ou mudar rapidamente os termos pesquisados, em vez de esperar a página de resultados do Google carregar, ver que os resultados exibidos não correspondem ao que você está procurando, apagar e digitar outro termo, esperar a página de resultados do Google carregar uma vez mais…
Partindo do pressuposto que uma boa parte das pessoas utilize o Google Instant, acontecerão algumas mudanças no comportamento do usuário ao utilizar um sistema de busca. Além disso, as buscas ficarão mais personalizadas, logo algumas técnicas de SEO terão que ser revistas.
Contudo, penso que ainda é cedo para fazer uma previsão do que essas mudanças acarretarão. Uma coisa é certa – apesar de algumas pessoas falarem que ele está numa mesmice, no mercado de busca ainda há muita coisa a ser explorada em termos de user interface (UI).
Aliás, não somente o lançamento do Google Instant, mas as diversas funcionalidades que a Microsoft vem lançando no Bing mostram que ainda existem caminhos a serem percorridos em termos de apresentação de resultados, de “experiência dos usuários” em sistemas de buscas.
Por enquanto, o Google Instant não está disponível para todos os usuários. A previsão é que na semana que vem esteja. Abaixo comercial do novo serviço com a participação de… Bob Dylan.
Veja também: Você sofre de “Search Overload”?

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