Google Instant e o que falta ser explorado nas buscas

Nas duas últimas semanas, a Google vem lançando uma série de produtos – a maioria resultado das mais recentes aquisições da empresa.

O Google Instant é uma das exceções. Sua tecnologia é desenvolvida há um bom tempo dentro dos escritórios da Google.

A tecnologia permite que, no Google, o usuário veja os resultados de uma pesquisa enquanto digita os termos. A intenção é tornar as buscas mais rápidas.

Por exemplo, enquanto digita “blogs sobre música” , você já começa a ver os resultados. Isso é interessante, pois, caso os resultados não o satisfaçam, você pode refinar ou mudar rapidamente os termos pesquisados, em vez de esperar a página de resultados do Google carregar, ver que os resultados exibidos não correspondem ao que você está procurando, apagar e digitar outro termo, esperar a página de resultados do Google carregar uma vez mais…

Partindo do pressuposto que uma boa parte das pessoas utilize o Google Instant, acontecerão algumas mudanças no comportamento do usuário ao utilizar um sistema de busca. Além disso, as buscas ficarão mais personalizadas, logo algumas técnicas de SEO terão que ser revistas.

Contudo, penso que ainda é cedo para fazer uma previsão do que essas mudanças acarretarão. Uma coisa é certa – apesar de algumas pessoas falarem que ele está numa mesmice, no mercado de busca ainda há muita coisa a ser explorada em termos de user interface (UI).

Aliás, não somente o lançamento do Google Instant, mas as diversas funcionalidades que a Microsoft vem lançando no Bing mostram que ainda existem caminhos a serem percorridos em termos de apresentação de resultados, de “experiência dos usuários” em sistemas de buscas.

Por enquanto, o Google Instant não está disponível para todos os usuários. A previsão é que na semana que vem esteja. Abaixo comercial do novo serviço com a participação de… Bob Dylan.

Veja também: Você sofre de “Search Overload”?

9 respostas para “Google Instant e o que falta ser explorado nas buscas”.

  1. […] usuário digita, antes que ele precise terminar a frase e apertar o botão “Pesquisar”. …Google Instant eo que falta ser explorado nas buscasiG TecnologiaGoogle faz busca instantâneaDiário do ParáGuia Rápido Para o Google Instant: […]

    Curtir

  2. Google Instant – Uma busca mais rápida e personalizada está por vir…SEO's aguardem…mudanças na metodologia do trabalho podem ocorrer…interessante!!

    Curtir

  3. Avatar de edson - campinas
    edson – campinas

    Testei esse google instant e não entendi. Esse tipo de "complementação" enquanto eu digitava já ocorria há meses, no meu computador. Esse serviço é realmente novo?

    Curtir

    1. Esse que você comentou é o recurso de autocompletar, que já existe.

      O Google Instant é diferente, mostra os resultados enquanto você digita as pesquisas, antes mesmo de apertar o botão "Pesquisa Google" ou "Enter" no teclado. O vídeo que está no texto acima mostra isso.

      Curtir

      1. Quando o Google Instanta estará disponivel aqui no Brasil,desde que o mesmo já existe na França Reino Unido e acho que em mais outros países, mas aqui no Brasil chegará

        Curtir

  4. Acho que é muito mais uma mudança de comportamento do que uma mudança no trabalho de SEO. Quando vier para o Brasil, o Google Instant influenciará as pessoas a buscarem mais em long tail keywords, consequentemente os profisionais de Search tem que estar sempre atentos à indexação nesse sentido, coisa que não é novidade.

    Curtir

  5. Olá Tiago,

    Parabéns pelo post,.

    Então na minha opinião SEO não vai mudar muito, já Links Patrocinados acredito que terá uma mudança.

    Por exemplo:

    Hoje compramos palavras chaves como TV LCD, sendo que amanhã começaram aparecer resultados para a palavra chave TV ou TV L, TV LC etc.

    Já em SEO, alguns trabalhos como "Flores" pode ser afetado o CTR, eu começo a digitar Flor(icultura) é um termo interessante para o usuário mudar o que estava pensando e entrar no site da Floricultura, sendo quem trabalhou Flores por exemplo poderá perder um pouco seu trabalho.

    Mas só com o tempo que vai ficar evidente.

    Abraço

    Curtir

  6. […] Google se preocupa em anunciar que é capaz de exibir de forma mais rápida resultados nas buscas (Google Instant, por exemplo), a Microsoft por meio da parceria Bing + Facebook mostra que quer fornecer melhores […]

    Curtir

  7. […] seu sistema de busca. Algumas são imperceptíveis para o usuário final. Outras nem tanto, como o Google Instant e o Google Voice […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *