A BBC é outra emissora que está trabalhando, de forma experimental, com o conceito de duas telas – a TV como tela principal e os dispositivos (laptops, tablets, celulares) como 2ª tela.
O Guardian traz uma entrevista com Vicky Spengler, designer do laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC, que explica melhor o conceito.
A ideia é que, “em tempo real”, tablets e celulares forneçam conteúdo que complemente e seja sincronizado com o que está sendo exibido na TV. Num jogo de futebol, por exemplo, no laptop, seriam exibidas estatísticas em tempo real junto com atualizações do Twitter.
Vale lembrar que, neste ponto, a ABC está na frente da BBC – a emissora americana já produz um programa com base no conceito de duas telas, sincronizando os conteúdos exibidos em tablets e TVs.
Outro projeto que a BBC está pesquisando é o de trabalhar com telas adicionais. Exemplo, uma pequena tela, parecida com um porta-retrato, poderia exibir notícias e conteúdo personalizado.
Spengler é outra profissional que questiona a forma como interagimos com o aparelho de TV. Com a vinda de tecnologias como o Kinect, da Microsoft, que permite controlar a TV apenas com o movimento das mãos, a designer acredita que podemos ir além do uso do controle remoto.
Veja também: Seu laptop sincronizado com a TV
Crédito da ilustração: Thiago Fonseca

Deixe um comentário