Nesta semana, saiu o State of the Blogosphere 2010, estudo feito pelo buscador e agregador de blogs Technorati. A pesquisa é realizada desde 2004 e tem o objetivo de fazer um raio-X anual dos blogs em todo o mundo.
O estudo confirma uma tendência detectada no ano passado. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando tecnologias móveis para atualizar seus blogs. Um em cada quatro autores de blog usa um dispositivo móvel para publicar conteúdo.
Segundo a pesquisa, isso tem reflexo na produção – a maioria afirma que vem publicando posts mais curtos e “espontâneos”.
De diferente nesta edição, o estudo aborda o impacto dos tablets na produção dos blogs e como as pessoas veem os blogs em termos de credibilidade.
Dos entrevistados, 39% acreditam que, daqui a 5 anos, será mais comum consumir informações em blogs do que em meios tradicionais. Como fonte confiável de informações sobre um produto, blogs permanecem na frente de serviços de microblogging e plataformas de redes sociais.
Sobre os tablets, por enquanto, o uso não passa de 27% entre os autores de blogs.
Neste ano, o estudo ratifica também que o uso dos blogs estacionou em uma faixa etária e classe com determinado nível social – 2/3 dos autores de blogs são homens. 65% entre 18 e 44 anos. A maioria tem formação superior, sendo que 81% “bloga” há mais de 2 anos.
Blog continua sendo uma “mídia de um homem só” – 72% dos entrevistados atualizam o blog sozinhos, não contam com colaboradores ou equipe.
Igual ao ano passado, Facebook e Twitter são vistos como redirecionadores de tráfego, e autores de blogs considerados “não-profissionais”, que blogam por hobby, estão atualizando com menos frequência os seus sites.
Por outro lado, os rotulados como “profissionais” estão atualizando cada vez mais os seus blogs, em parte por que acreditam que encontraram o seu público.
Quando perguntados como poderiam definir seus blogs, 74% dos entrevistados definiram como “sincero” e 64%, “coloquial”. Apenas 39% acreditam que o seu blog tem caráter jornalístico.
Sobre a razão de atualizar um blog, permanecem como motivadores a autoexpressão e o desejo de compartilhar informações e experiências com outras pessoas.
Os assuntos preferidos dos blogs não mudaram muito nestes últimos 6 anos.
Em primeiro lugar, assuntos pessoais (as pessoas gostam de falar delas mesmas); depois, tecnologia e, em seguida, política.
Portanto, se existe alguma novidade nesta edição do estudo, seriam essas, até agora – uso crescente e mais intenso dos dispositivos móveis para atualizar os blogs.
E um certo otimismo. Facebook e Twitter não são vistos mais como inimigos. E a maioria das pessoas está mais satisfeita com os seus blogs, pretende investir mais neles – abordar mais assuntos, dedicar-se mais, publicar um livro.
Nesta sexta-feira, será publicada a parte final do estudo, que abordará a questão de tráfego e tecnologias de publicação usadas nos blogs.
Veja também: BlogMuse quer resolver o bloqueio na hora de escrever


Deixe um comentário