Pelo visto, decepcionou muita gente o anúncio de que, a partir desta terça-feira, todo o catálogo dos Beatles estará disponível na loja online de música iTunes.
Decepcionou porque a Apple criou muita expectativa. A esperança era que a empresa anunciaria um serviço de streaming de música.
Aqui, no Brasil, decepcionou em dobro. Primeiro porque a iTunes não está disponível no Brasil para a venda de música. Segundo porque ter todo o catálogo dos Beatles em formato digital não surpreende muita gente. As músicas dos Beatles podem ser encontradas em qualquer canto da rede e baixadas diariamente a torto e a direito.
Porém, o lançamento do catálogo dos Beatles tem uma importância simbólica no mercado de distribuição de música online. Simboliza o fim de uma disputa judicial histórica entre a Apple Inc e a Apple Corps, a gravadora oficial dos Beatles, atualmente representada pela EMI.
Na época, a disputa ganhou ares de “grandes gravadoras” versus “novos modelos de distribuição de música”
Desde 1991, as duas empresas tinham um acordo. Devido ao fato de terem marcas parecidas, a Apple Inc não poderia entrar no mercado de distribuição de música.
No entanto, em 2003, tal acordo foi quebrado com a entrada da Apple Inc no mercado de música por meio do lançamento da loja online iTunes, que reforçou um novo modelo de distribuição de música (em formato digital e calcado em um sistema de micropagamento).
Em 2007, as duas empresas firmaram um novo acordo. Por enquanto, a Apple Inc é apenas proibida de distribuir música em mídia física.
Veja também: Briga boa? Apple TV vs Google TV

Deixe um comentário