Beatles no iTunes: importância é simbólica

Pelo visto, decepcionou muita gente o anúncio de que, a partir desta terça-feira, todo o catálogo dos Beatles estará disponível na loja online de música iTunes.

Decepcionou porque a Apple criou muita expectativa. A esperança era que a empresa anunciaria um serviço de streaming de música.

Aqui, no Brasil, decepcionou em dobro. Primeiro porque a iTunes não está disponível no Brasil para a venda de música. Segundo porque ter todo o catálogo dos Beatles em formato digital não surpreende muita gente. As músicas dos Beatles podem ser encontradas em qualquer canto da rede e baixadas diariamente a torto e a direito.

Porém, o lançamento do catálogo dos Beatles tem uma importância simbólica no mercado de distribuição de música online. Simboliza o fim de uma disputa judicial histórica entre a Apple Inc e a Apple Corps, a gravadora oficial dos Beatles, atualmente representada pela EMI.

Na época, a disputa ganhou ares de “grandes gravadoras” versus “novos modelos de distribuição de música”

Desde 1991, as duas empresas tinham um acordo. Devido ao fato de terem marcas parecidas, a Apple Inc não poderia entrar no mercado de distribuição de música.

No entanto, em 2003, tal acordo foi quebrado com a entrada da Apple Inc no mercado de música por meio do lançamento da loja online iTunes, que reforçou um novo modelo de distribuição de música (em formato digital e calcado em um sistema de micropagamento).

Em 2007, as duas empresas firmaram um novo acordo. Por enquanto, a Apple Inc é apenas proibida de distribuir música em mídia física.

Veja também: Briga boa? Apple TV vs Google TV

5 respostas para “Beatles no iTunes: importância é simbólica”.

  1. Disse tudo, Tiago.

    Qualquer internauta pode baixar sem nenhum problema qualquer álbum dos Beatles na rede. Tudo não passa de mera tempestade em copo d'água, pois mais cedo ou mais tarde isso acabaria acontecendo.

    Quanto à loja virtual iTunes aterrissar em redes brasileiras, acho difícil pegar. Os ouvintes daqui não têm costume de pagar para ouvir música. Talvez isso seja fruto da falta de um mercado que pegasse essa fatia logo no estouro do mp3. Falando por mim, que ouço bastante música e mantenho um blog sobre o tema, não me comoveria se o iTunes resolvesse fincar os pés por essas bandas.

    Continuaria com o mesmo comportamento, baixando por outras vias (streaming principalmente).

    Abs!

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    1. Pois é, acho que o desafio mundial para a iTunes nem são as pessoas que não querem pagar por música (ou facilidade), mas o crescente comportamento de ouvir música via streaming.

      abs

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      1. É verdade, serviços como o SoundCloud e Last FM devem estar assombrando os negócios da iTunes Store….
        abs!

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  2. É natural que os brasileiros não tenham o hábito de pagar para baioxat música: as lojas brasileiras são péssimas! Navegação ruim, visual feio…. melhor baixar de graça.

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