Frases do Dossiê Universo Jovem da MTV

Nesta semana, saiu o Dossiê Universo Jovem 5, estudo produzido pela MTV Brasil sobre como os jovens brasileiros consomem mídia.

A pesquisa foi feita com jovens de 12 a 30 anos, das classes A, B e C.

Dois pontos valem um comentário:

Um deles é que boa parte dos jovens (42%) assiste ao conteúdo da TV pela internet. O que não representa muita novidade se a gente pensar historicamente. Vale lembrar que a internet surgiu justamente para ser uma plataforma mais eficiente que a TV.

Portanto, se os jovens assistem cada vez mais TV na web, é sinal de que a internet está cumprindo a sua missão para a qual foi desenvolvida – ser uma plataforma de comunicação e de distribuição de conteúdo mais eficiente que as plataformas anteriores (TV, rádio e impresso).

O estranho seria se o contrário estivesse acontecendo a essa altura do campeonato.

Outra questão é que os jovens procuram o meio que é mais conveniente e não necessariamente o digital. De repente, em um certo contexto, ler uma revista impressa é mais conveniente do que ligar e abrir um laptop. Ouvir um rádio pode ser mais apropriado do que escutar um podcast no celular.

Existe um mito de que as pessoas querem somente as mídias digitais. Na verdade, as pessoas buscam facilidade. O que acontece é que, na maioria das vezes, o digital é quem atualmente oferece melhor essa facilidade – rapidez, baixo custo, opções.

Porém, para entender como os jovens consomem mídia, melhor do que checar números é ler as frases dos entrevistados. Separei algumas.

Eu queria ter uma entrada USB na minha cabeça

Masculino, 15 anos, classe A, Porto Alegre

Internet é uma mistura de telefone, com carta e TV.

Feminino, 15/17 anos, classe C, Recife

De certa forma até a gente acaba sendo mídia, você vê uma notícia importante e tenta passar para as pessoas. Nesse sentido, eu também sou uma mídia.

Feminino, 15/17 anos, classe A, São Paulo

Mídia é como um ascensorista: tanto levanta como derruba uma pessoa, como o caso do Ronaldo, o fenômeno. Ele tava no auge da mídia e, depois, ficou lá embaixo e, depois, subiu de novo

Feminino, 26/30 anos, classe C, Rio de Janeiro

Sair de casa sem o celular é a mesma coisa que sair sem cueca, você até sobrevive, mas se sente muito mal, parece que tem alguma coisa te incomodando

Masculino, 18/21 anos, classe B, Rio de Janeiro

Se eu coloco um tema na internet, Britney Spears: aparecem 300 blogs que falam sobre ela. Aí você vai juntando as informações que cada um diz, e você faz sua opinião sobre o artista.

Feminino, 13 anos, classe B, Rio de Janeiro

Tenho Orkut e Facebook, uso todos os dias, mais o Orkut. Muito pra me comunicar com amigos, fofoquinhas, ver fotos dos outros, do meu ex-namorado, que agora está namorando com outra.

Feminino, 21 anos, classe B, Porto Alegre

Amigos virtuais eu não considero amigos mesmo, considero amigos da internet. Eu não gosto muito de conhecer pessoas de outra cidade que eu nunca vi na minha vida, eu não sei quais são as intenções.

Feminino,17 anos, classe A, Ribeirão Preto

Eu não gosto de adicionar quem eu não conheço. Tenho quase 100 amigos no meu Facebook e conheço todos

Feminino, 17 anos, classe A, São Paulo

O símbolo da TV é a união da família. Quando estamos assistindo, estamos sempre conversando. É a hora que estamos juntos

Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo

A TV aberta se preocupa mais com a audiência e menos com conteúdo. A TV fechada não, ela tem um respeito maior e preocupação em mostrar conteúdo.

Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo

O jornal é grande, difícil de mexer, suja, rasga fácil, difícil, desajeitado para ler porque é muito grande

Masculino, 17 anos, classe A, São Paulo

Ouvi uma música legal na rádio, gostei. Vou pegar o nome dela para quando chegar em casa jogar na internet e baixar

Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo

Veja também: Por que compartilhar notícias?

10 respostas para “Frases do Dossiê Universo Jovem da MTV”.

  1. Essa frase é minha! he he

    E eu tenho 21 anos, btw. he he

    "O jornal é grande, difícil de mexer, suja, rasga fácil, difícil, desajeitado para ler porque é muito grande"

    Curtir

  2. […] Dória publicou também algumas frases dos jovens entrevistados, que revela o  pensamento da nova geração que consome mídia e que ditará o futura dos conteúdos produzidos. bb_keywords = "Dossiê Universo Jovem 5"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = "custom";bb_limit = "4";bb_format = "bbd"; […]

    Curtir

  3. Fala Tiago, sabe onde eu encontro este material pra download? Dei uma clicada no site e não encontrei.

    Abraços,

    Curtir

    1. Oi Vinicius,

      A previsão é que eles disponilizem completo em breve no site.

      abs

      Curtir

  4. William, sou uma das sócias da AARTEDAMARCA a empresa que realizou o Dossiê MTV 2010. Só queria te dizer que essa frase sobre o meio Jornal foi repetida por diversos jovens e em várias cidades onde realizamos esse estudo(entrevistamos 154 jovens na fase qualitativa e mais 2000 jovens na fase quantitativa). Essa frase é um sentimento comum dos jovens quando falam sobre o meio jornal. É bem possível que você tenha dito algo muito parecido com o que esse outro jovem de São Paulo disse. Mas valeu! Achei muito bacana o fato de você ter se reconhecido no estudo. Bacana mesmo! E para aqueles que se interessaram pelo estudo, em breve estará disponível no site da MTV e no site da AARTEDAMARCA.

    Curtir

  5. Tiago, acredito que agora estão surgindo dados que revelam certas "realidades" que foram escondidas por motivos mercadológicos. O propalado mundo digital (virtual) só será "real" quando o ser humano se alimentar de pixel e se deslocar através de teletransporte. As pessoas consomem informação nas plataformas que melhor lhe convém, ou seja, dependendo do seu poder econômico, cultura e momento da aquisição. Não existe um binarismo entre mídias tradicionais e mídias digitais. O que há é um novo ecossistema midiático em expansão, todas as plataformas de comunicação coexistindo, e cada ser humano se apropriará das tecnologias de comunicação da maneira que lhe for mais confortável economicamente e tecnologicamente.

    Curtir

    1. Com certeza, Walter. E essas "realidades" vem surgindo naturalmente. Não existe binarismo entre mídias digitais e tradicionais, até por que historicamente plataformas não morrem, elas apenas perdem a intensidade de uso, dependendo, claro, do contexto em que cada uma está inserida.

      abs

      Curtir

  6. […] também: Frases do Dossiê Universo Jovem da MTV Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *