Google e NYTimes unidos pelo paywall

Na busca pelo desenvolvimento de um sistema de cobrança de conteúdo (paywall), previsto para entrar no ar em 2011, o NYTimes está contando com uma importante colaboradora – a Google.

Durante a UBS Media Conference, Martin Nisenholtz, diretor de operações digitais da publicação, afirmou que a empresa de busca vem cooperando nos detalhes do sistema que limitará a quantidade de artigos que poderão ser lidos de graça no site do NYTimes.

A Google já trabalha no desenvolvimento de um sistema de paywall, sendo que, desde 2008, para publicações que cobram por conteúdo, a empresa fornece a tecnologia “First Click Free“, que abre a possibilidade para que o usuário veja uma parte do conteúdo restrito.

Tecnologia que, diga-se de passagem, de solução passou a ser problema.

A “First Click Free” permite que um usuário vindo de um mecanismo de busca possa ler uma matéria de graça. A intenção é que o conteúdo do jornal não suma dos mecanismos de busca. E o leitor possa “experimentar” um pouco do que está debaixo do paywall.

O problema é que parte dos usuários está burlando essa regra.

Devido ao Google gerar automaticamente um “link gratuito” para o site com conteúdo pago, usuários pegam uma manchete do jornal, colam na busca do Google e assim acessam de graça outra matéria do jornal, além da que tinham lido antes.

A Google vem trabalhando junto ao NYTimes para evitar que esse tipo de coisa aconteça.

Vale lembrar que, diferente dos sistemas anteriores de pagamento por conteúdo, o critério para cobrança no NYTimes será o tipo de leitor (mais fiel; menos fiel) e não o tipo de conteúdo como tradicionalmente é feito (hardnews eu não cobro; conteúdo analítico/exclusivo eu cobro).

O NYTimes deixará de tratar igual os desiguais.

Quem mais usa o jornal pagará mais. Ou seja, o sistema de paywall afetará os “heavy users”, a base de usuários mais fiel da publicação, que, segundo o NYTimes, de uma forma ou outra pagaria ou estaria mais propensa a pagar pelo acesso.

Hoje essa base é estimada em 15% dos que acessam mensalmente o site da publicação.

Veja também: Futuro dos jornais passa pelo Google e pela publicidade

Crédito da foto: sarah sosiak

4 respostas para “Google e NYTimes unidos pelo paywall”.

  1. A imprensa mundial era travada pelas bandas das notas

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  2. Isso pode ser um tiro no pé. Acesso bastante o NYTimes e já fico meio insatisfeito de poder navegar livremente no conteúdo do jornal através de login via Facebook. Por exemplo, quando quero ler um artigo com mais de uma página, tenho que estar logado para continuar a leitura.

    Agora, querer contabilizar tudo isso pode ser complicado, pois muitos usuários – como eu – vão e voltam pelas páginas, e se sentirão injustiçados se tiver que 'pagar a mais'.

    É um projeto, acima de tudo, ufanista. E é uma pena que o Google esteja colaborando com isso.

    Abs!

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    1. Oi Tiago,

      Você faz login no Facebook para ler um artigo completo no NYTimes?
      Eu consigo ler sem login nenhum.

      abs

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  3. […] É provável que o Google One Pass seja usado pelo NYTimes em seu novo modelo de cobrança. […]

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