Infografia e agregadores de conteúdo nos laboratórios da Microsoft

O Fuse Labs, que reúne diversos laboratórios de pesquisa da Microsoft, lançou 4 projetos:

Em meio ao burburinho em torno da visualização de dados, o SocialGadgets mostra, por meio de infográficos, o desempenho de tópicos específicos discutidos no Twitter. Você pode monitorar menções a pessoas, marcas, programas de TV, e fazer relações entre elas. As visualizações contam com um código embed; ou seja, você pode embuti-las em um post.

O Emporia, por sua vez, pega o conteúdo que é mais popular no Twitter e o apresenta em uma interface mais “amigável”. O que está gerando mais “retuites” fica em destaque e categorias são criadas. Com o tempo, você pode personalizar a leitura, indicando ao sistema quais matérias mais agradaram ou desagradaram você. Lembrou-me um pouco a ideia do Flipboard e do Pulse.

A ideia de agregar “em tempo real” informações sobre um tópico específico fica por conta do Montage. A ideia não é muito nova, mas o Montage é focado em reunir apenas informações visuais (vídeos, fotos, gráficos) sobre um determinado assunto.

Você pode salvar algumas buscas. E o conteúdo não é “estático”, é atualizado constantemente.

Da mesma forma, o Spindex é um agregador, mas de informações pessoais. Em um único lugar, ele agrega todas as informações sobre os perfis de uma pessoa em plataformas de redes sociais, redes de microblogs, além de RSS de sites preferidos. O site monta um “trending topics” pessoal, com os assuntos mais discutidos nas redes das quais a pessoa faz parte.

Percebe-se que os pesquisadores da Microsoft continuam bem focados na montanha de informação que é gerada “em tempo real” por meio de sites como Twitter e Facebook.

Recente matéria da Technology Review, publicação do MIT, revela que essa avalanche de informação em tempo real está trazendo novas possibilidades para desenvolvedores.

Segundo a reportagem, cresce uma onda de novos aplicativos e “hacks” que trabalham  com a questão do imediatismo da informação na web.

Veja também: Glo – Site para mulheres e com uma interface diferente

Uma resposta para “Infografia e agregadores de conteúdo nos laboratórios da Microsoft”.

  1. […] também: Infografia e agregadores de conteúdo nos laboratórios da Microsoft Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *