Final de ano sempre vale a pena fazer aquela seleção de algumas pequenas mudanças, detalhes, “firulas”, que, no final das contas, podem fazer uma grande diferença.
Separei cinco, não necessariamente em ordem de importância.
1) Elementos fixos na interface
As interfaces de aplicativos vêm influenciando as de sites e vice-versa. Às vezes, são utilizados elementos fixos na interface (barras, botões) para justamente remeter à navegação em aplicativos para iPad e iPhone, e/ou ressaltar algum elemento do site – campo de busca, a navegação ou o box de últimas notícias. Neste ano, o site da Vogue americana, da Economist (com ajuda do Apture), a versão beta do Gawker, o YouTube (playlistbar) e este blog passaram a trabalhar com elementos fixos na interface.
2) Links permanentes para cada parágrafo
Não é muito nova, mas o NYTimes resgatou a ideia de gerar links permanentes para cada parágrafo de um texto. Agora é possível fazer link para um parágrafo específico de um texto publicado no site do jornal. É bem interessante se você quiser citar apenas um trecho e não uma matéria completa.
3) The Bleachers
Quem trabalha com site aberto para comentários sempre tem que lidar com trolls, ataques pessoais e pessoas que entram de sola em uma discussão. Para lidar com esse tipo de comentário, o Business Insider criou o The Bleachers. É uma espécie de lixeira da caixa de comentários. Fica abaixo de todos os comentários. É para lá que vão os comentários sem noção, sem contexto e os ataques pessoais. O símbolo é bem sugestivo.
4) Badge para comentários
Neste ano, o Huffington Post relançou o seu sistema de comentários. A novidade é que passou a trabalhar com badges (igual ao Foursquare). Os leitores que mais compartilham o conteúdo do Huffington Post no Facebook recebem um tipo de badge. Os que mais comentam, outro tipo. Enfim, os leitores recebem badges de acordo com a sua participação no site.
5) Apagar das luzes no Big Picture
Em 2010, o Big Picture continuou servindo de inspiração para a criação de diversos outros blogs de fotografia. No ensaio sobre a Hora do Planeta, o Big Picture permitiu que, ao clicar numa imagem, você pudesse “apagar” a luz do local fotografado. Efeito simples, mas bem aplicado.
Veja também: Cinco “firulas” em sites de notícias em 2009





Deixe um comentário