Pointcast era um serviço que, em 1996, tinha a proposta de fornecer um “jornal personalizado” no desktop. Para tanto, agregava em uma única tela conteúdos de diversas fontes de informações. Você podia “customizar o serviço”, escolhendo as fontes e os assuntos favoritos que apareceriam na tela.
O serviço tinha como base o conceito de Daily Me, popularizado por Nicholas Negroponte nos anos 90 – uma publicação personalizada de acordo com as nossas preferências.
Na época, o PointCast foi visto como uma “revolução no consumo de informação”. A empresa que desenvolvia o serviço chegou perto de fechar uma parceria com a Microsoft, de Bill Gates, e quase foi comprada pela NewsCorp, de Rupert Murdoch.
Contudo, o sucesso virou problema. Devido à alta quantidade de usuários, o PointCast começou a ter problemas de escala. Constantemente ficava fora do ar. Com o tempo, o público se afastou. E o serviço morreu.
Mesmo com o sucesso e o fracasso repentinos, o PointCast conseguiu provar que existe uma consistente demanda por serviços de entrega de conteúdo personalizado na web.
E agora, quinze anos depois, foi lançada a Zite, revista/aplicativo para iPad com conteúdo personalizado. Quando você abre o aplicativo pela primeira vez, ele pergunta por informações de seu perfil no Twitter e no Google Reader, além de seus assuntos favoritos.
A partir desses dados, a Zite monta uma revista customizada com base no que os seus contatos estão compartilhando no Twitter e/ou em seus sites favoritos no Google Reader.
A Zite, que, na realidade, é uma adaptação da tecnologia do buscador Worio, lembra outro aplicativo para o iPad – o Flipboard.
A principal diferença entre os dois é que, no primeiro, a customização acontece de forma “inteligente”. A Zite indica conteúdos de acordo com os seus hábitos de leitura. Quanto mais você usa o aplicativo, mais precisas se tornam as recomendações.
Já no Flipboard tudo acontece de forma manual. Você indica as fontes das quais deseja receber informações.
Outra diferença é a velocidade. A Zite é mais lenta. O Flipboard faz cache das páginas, portanto consegue fazer com que o conteúdo seja visualizado mais rapidamente.
O que une as duas “revistas personalizadas” é o fato de ambas tornarem a navegação pelo conteúdo na web bem mais agradável. Trabalham com o conceito de Daily Me.
Porém, os dois aplicativos são sinais do quanto ainda é difícil fornecer precisão na customização de conteúdo.
Apesar dos algoritmos e das opções de personalização, volta e meia, a Zite e o Flipboard acabam por oferecer conteúdo bem distante de nossas preferências.
Há também as controvérsias conceituais em relação a esse tipo de tecnologia.
Acredita-se que uma publicação deve tomar como base o ambiente em que vivemos e não simplesmente a nossa personalidade ou preferências – “notícias que lemos não devem espelhar quem você é, mas o mundo em que vivemos”.
Ademais, existe uma questão de contexto – a partir de como foi o seu dia de trabalho, você nem vai querer ler mais sobre um detrminado assunto. Dependendo do seu estado de espírito, não vai querer ler tal matéria que, ontem, achou interessante. Dependendo do contexto, o conteúdo que outro dia era alinhado com as suas preferências, amanhã poderá não ter significado algum.
Enfim, Flipboard e Zite são projetos válidos (Uso o Flipboard diariamente). Representam uma nítida evolução em relação ao PointCast, por exemplo. Mas são apenas o início, algo ainda bem “rústico”.
Poderemos falar de serviços de consumo/entrega personalizada de informação a partir do momento em que os dispositivos forem capazes de detectar nosso estado de espírito, o que está acontecendo a nossa volta, além de conversar com outros gadgets.
Daí, teremos serviços precisos de entrega de informação personalizada, que forneçam experiências realmente “inteligentes” com o conteúdo.
Parafraseando Vinton Cerf, um dos “pais da internet”, ao receber o Webby Awards em 2010; ao utilizar o Flipboard e a Zite, tenho a sensação de que em relação aos “jornais personalizados” (Daily Me), “nós ainda não vimos nada“.
Veja também: Newsmatch do LATimes



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