A morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter

A articulista Stacey Higginbotham acredita que, ao se tornar uma importante plataforma de embarque para conteúdos na web, o Twitter criou um ciclo próprio da informação.

Com a notícia da morte do terrorista Osama Bin Laden, esse ciclo ficou evidente:

Ele teria 7 fases e se daria mais ou menos dessa forma:

Primeiro, a fase de agitação (os primeiros tweets/rumores sobre a morte de Bin Laden começam a circular), depois a da incerteza (será que a informação que circula no Twitter sobre a morte de Bin Laden é verdadeira?/os usuários do Twitter esperam por informações oficiais), seguida da busca pela validação (alguns usuários correm para tradicionais sites de notícias), da confirmação (pronunciamento oficial da Casa Branca), o que abre espaço para a fase das brincadeiras e update de serviços (criação de fotomontagens e falsos perfis tendendo para o humor/a Google insere no Google Maps o local onde Bin Laden foi morto), da ação (no próprio Twitter, as pessoas começam a procurar por mais informações entre os amigos ou a combinar encontros para comemorar a morte do terrorista), e, finalmente, da análise do ocorrido (compartilhamento de links para artigos escritos por especialistas).

Ainda não havia reparado detalhadamente nesse ciclo. Para mim, o burburinho online em torno da morte de Bin Laden deixou bem evidente como funciona o “atual ecossistema de informação”, que tem como premissa a coexistência entre os meios e o consumo simultâneo de conteúdo.

Ou seja, os conteúdos disponibilizados sob as mais diferentes plataformas interagem entre si e os usuários ignoram as fronteiras entre eles. Um acaba complementando o outro.

A TV não anula o Twitter e vice-versa.

Uma hora (ou simultâneamente) é a TV que ecoa o Twitter, outra hora é o Twitter que reverbera a TV. Um complementa e potencializa o outro.

Veja também: A incrível foto do Twitter

7 respostas para “A morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter”.

  1. Gostei muito da análise, só acho que muitos tuiteiros não “comemoraram” a morte de Bin Laden, pelo contrário, questionaram a brutalidade e os devaneios do Estado norte-americano.

    Abraços

    Curtir

  2. Avatar de Lázaro Diego
    Lázaro Diego

    SENSACIONAL é o texto. Eu estava no Twittter na hora que começou a repercussão da morte do Bin Landen. Foi uma avalanche de informação(algumas sem credibilidade), O Twitter sem duvida é uma ferramenta otima pra a noticia.

    Curtir

  3. […] texto sobre a morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter, comentei sobre a coexistência entre TV e Twitter. Um reverbera e potencializa o […]

    Curtir

  4. […] A morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter – muito interessante. Mídia tradicional e novas mídias já são inseparáveis.  […]

    Curtir

  5. É mesmo. O twitter é uma ótima ferramenta tanto para saber rapidamente sobre os acontecimentos como para observar as opiniões das pessoas sobre o que aconteceu

    Curtir

  6. […] Veja também: A morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter […]

    Curtir

  7. […] também: A morte de Bin Laden e as 7 fases do Twitter Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *