Talvez um dos anúncios mais interessantes na E3 até agora foi o do Wii U, da Nintendo.
O Wii U é o protótipo de um videogame que utiliza um controle que lembra um tablet (imagem acima). O controle vem com uma tela de 6 polegadas sensível ao toque de mão, câmeras e acelerômetro, permitindo interagir melhor com o game que está sendo jogado na TV. Ou seja, leva o conceito de 2ª tela para a área de games – a TV como tela principal e o controle como segunda tela.
A ideia não é muito nova. Nos anos 90, a Sega tentou fazer algo parecido com o VMU para o console Dreamcast. Às vezes, a pequena tela LCD no controle funcionava como um complemento ao jogo na tela da TV. O Wii U lembra também o formato do Nintendo DS levado para a grande tela.
O interessante é que o controle do Wii U pode ser utilizado para outras coisas além de games – controlar a TV, checar fotos e vídeos ou participar de videochats enquanto você assiste a um programa na TV, função que o iPad já realiza como 2ª tela para emissoras de TV.
O anúncio do protótipo mostra que ainda há muito a ser explorado no conceito de 2ª tela. Aliás, pelo visto, a disputa daqui para frente será por quem dominará a segunda tela. Qual aplicativo ou dispositivo nos acompanhará enquanto assistimos aos nossos programas favoritos na TV?
O vídeo abaixo mostra o Wii U em funcionamento.
Veja também: A disputa pela 2ª tela durante o Oscar

Deixe um comentário