Busca ☰

"Consumerização" nos sites de notícias

Segundo recente estudo da Intel, um dos principais desafios atuais dos gestores de TI é a questão da “consumerização“, a introdução de novas tecnologias no ambiente de trabalho é, cada vez mais, impulsionada pelos próprios usuários, o que gera pressão para os setores de TI das empresas.

Em simples palavras. Antes, tecnologias de ponta apareciam primeiro no ambiente corporativo. O ambiente de trabalho estava na vanguarda. Hoje se inverteu. Os avanços tecnológicos acontecem com mais rapidez em produtos voltados para os consumidores finais, na computação pessoal.

O que gera um conflito nas empresas. Para os profissionais, a tecnologia fornecida pela empresa deve ser semelhante à que ele utiliza normalmente em casa. Devem ter a mesma flexibilidade e agilidade. Ou seja, o sistema de email da empresa deve ser tão “inteligente” quanto o Gmail. O sistema de publicação de conteúdo do jornal deve ser tão “simples e amigável” quanto o Tumblr.

O mesmo pode acontecer na web. Esperamos de um novo aplicativo a mesma ou superior agilidade de ferramentas as quais estamos acostumados e preferimos.

Quando se fala sobre uma ferramenta de upload de fotos, por exemplo, pensa-se logo em uma interface parecida com a de um Fotolog ou do Flickr e não em um serviço que você leva de 5 a 6 cliques até chegar a ação desejada – publicar imagens na web.

De olho nisso, o jornal novaiorquino Daily News lançou o uPhoto, funcionalidade que permite aos leitores publicar fotos em matérias do jornal, de forma tão simples quanto compartilhar uma foto no Facebook. Basta clicar e arrastar a imagem para um box azul no rodapé da página.

O recurso é utilizado em reportagens nas quais os leitores são convidados a enviar uma foto, como uma sobre o calor em Nova York e outra sobre a Parada Gay na cidade.

Para criar o recurso, o jornal utiliza a plataforma da startup Olapic, já adotada pela AOL.

Veja também: 5 firulas em sites de notícias, em 2010

Publicado em jornalismo em