Por que compartilhar informações? (estudo do NYTimes)

Compartilhar informações é uma das atividades mais antigas. Mesmo assim, o assunto continua a chamar a atenção de pesquisadores.  Hoje em dia, é possível compartilhar em maior quantidade, de fontes mais diversas e com mais frequência e rapidez.

O departamento de estudos do consumidor do NYTimes publicou uma pesquisa sobre o assunto.

O estudo é mais um que identifica que o email é a tecnologia mais utilizada para compartilhar informações na web. A motivação para compartilhar é dividida em 5 razões:

1) Levar entretenimento e conteúdo relevante a outras pessoas (motivo altruístico/compartilho informações que acredito serem úteis a outras pessoas)
2) Definir-se perante os outros (a partir do que compartilho mostro aos outros quem sou)
3) Criar empatia (ao compartilhar algo com alguém mostro que essa pessoa é importante para mim)
4) Auto-realização (compartilho para ganhar atenção dos outros)
5) Divulgar uma causa, ideia ou marca em que acreditamos

O estudo vai ao encontro de um outro produzido pela CNN e de um anterior feito com os próprios leitores do NYTimes.

Percebe-se que, nestes estudos, três conclusões são constantes:

–  O email é o meio mais utilizado para compartilhar informações na web (apesar dos “gurus” da chamada social media o tratarem como um “patinho feio”).

– As pessoas gostam de compartilhar informações que são inspiradoras, capazes de transmitir um caráter positivo.

–  As pessoas compartilham para reforçar a sua identidade perante seu círculo social.

Veja também: O email nosso de cada dia

6 respostas para “Por que compartilhar informações? (estudo do NYTimes)”.

  1. Realmente, tudo a ver com o estudo. Venho em boa hora. Porque às vêzes você fica se interrogando se está certo ao se comunicar com dvs seguimentos e também ao captar informações de dvs fontes. Ainda mais no meu caso, que venho de uma época onde tudo ou quase tudo era proibido. Informações como as de hoje em dia jamais existiram na minha época de juventude. Fico a pensar que estou no caminho certo.

    Curtir

  2. Correção no meu comentário: Veio e não Venho.

    Curtir

  3. Como eu pensava mesmo com a avalanche de informações das rede sociais que nos “soterra” todos os dias, o bom e velho e-mail ainda tem seu espaço!

    Curtir

  4. Avatar de jecer de brito
    jecer de brito

    Boa informação, a medida que vamos retransmitindo apenas boas informações, vamos também “purificando” a web,

    Jecer de Brito
    Escritor

    Curtir

  5. Eu acredito que o e-mail continua com essa liderança pois é a ferramenta que usualmente está mais próxima a todos (familiaridade de uso, frequência de utilização, disponibilidade de acesso) nos desktops, laptops e smartphones. No meu caso eu fico com o e-mail aberto enquanto trabalho no meu laptop e quando estou em trânsito acabo acessando os e-mails profissionais e pessoais pelo smartphone.

    Curtir

  6. Tiago trabalho na área de vendas e comercializo Workshop Redigindo Email. O seu blog tem informações, que se adequaram ao curso e compartilhei seu blog com amigos.Parabéns pela postagem!

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *