Google e a "tática do open"

A Google é conhecida por tratar a utilização de “posturas e tecnologias abertas” como tática de mercado. Em diversos livros escritos sobre a empresa, essa característica é ressaltada.

Em mercados que deseja conquistar e tem pouca participação, a Google adota uma postura aberta.  Por outro lado, em mercados em que está consolidada, adota uma postura fechada.

Percebe-se isso no mercado mobile (postura aberta com o Android) e no de buscas (postura fechada, o Pagerank é uma verdadeira caixa-preta).

Ao que tudo indica essa tática vem dando certo. O Android domina cada vez mais o mercado de sistemas operacionais móveis nos EUA, com 39% de participação, segundo dados da Nielsen divulgados nesta semana (em 2009, o sistema da Google tinha apenas 4%).

Em seguida vem o iOS da Apple (28%), RIM (20%), Windows Mobile/Windows Phone 7 (9%), WebOS (2%) e Symbian (2%).

Segundo a Nielsen, a Apple permanece como a maior vendedora de smartphones nos EUA, pois a empresa produz somente aparelhos com iOS. O Android, por sua vez, está distribuído em dispositivos de diversos fabricantes – HTC, Samsung, Motorola.

Com esses números, o questionamento é se essa liderança do Android será qualitativa e/ou quantitativa. Nem sempre liderança é “market share”. Uma coisa é ter participação maior de mercado. Outra é ser líder na capacidade de inovar e pautar o mercado.

iOS ou Android? Somente o tempo dirá.

Veja também: Com iCloud, Apple deixa evidente estratégia “device agnostic”

5 respostas para “Google e a "tática do open"”.

  1. Sempre ira surgir novas matrizes na medida em que o espaço na nossa mente vem aumentando de tamanho

    Ate chegar o dia de o nosso cérebro encampar tudo que existe se tornara invisível em nossas mentes começaremos a enxergar tudo pela maior ferramenta da tecnologia que esta dentro da nossa cabeça a maior conexão

    Seremos os próprios aparelhos que chegaram

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  2. A estratégia do Google “Aberta” é na verdade uma estratégia de proteção, ou uma estratégia defensiva ao seu core business o que você chama de “fechada” (o Adsense é se não me engano 90% da receita). Esse artigo bem bacana explica bem a coisa: http://abovethecrowd.com/2011/03/24/freight-train-that-is-android/

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    1. @Renato

      Sim, a partir da perspectiva do artigo do Bill Gurley, a postura da Google não seria nem “aberta”.

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  3. Caro Tiago, confesso que tenho dúvidas quanto essa tática “OPEN” da Google, pois desde que a toda poderosa dos bancos de dados Oracle adquiriu a Sun Microsystems está havendo uma batalha judicial gigantesca entra Google e Oracle sobre a linguagem Java na qual a plataforma Android está baseada. Dizem até que o James Gosling, inventor do Java, foi para a Google para salvar o Android. Sem dizer que tudo isso envolve bilhões de dolares !!!

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  4. Open é o futuro e a capacidade de aperfeiçoamento é muito maior quando se tem como aliados jovens brilhantes com capacidade para analisar e melhorar os sistemas. Além disso, a maioria dos consumidores se encontram espalhados por países em desenvolvimento e subdesenvolvidos e não podem pagar por sistemas operacionais caros. A maior riqueza é a informação, e a Google percebeu isto em sua concepção.

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